- Área: 150 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Sergio Pirrone
-
Fabricantes: B&P, Behr, Ceresita, Codelpa, Indalum
Descrição enviada pela equipe de projeto. Os clientes estavam buscando um abrigo no interior para o fim de semana, para o casal e duas meninas.
O terreno situa-se à beira-mar, com 10 quilômetros de comprimento e 200 metros de elevação. Esta região foi uma área de colheita de "cochayuyo" (alga chilena) e frutos do mar. O difícil acesso faz com que se caminhe por bastante tempo para chegar.
Nós projetamos um pequeno abrigo de madeira, pedra e vidro. Um volume retangular com dois níveis. A menor fachada está voltada para o mar. A localização da casa é próxima ao precipício, porporcionando uma sensação de vertigem.
No térreo a planta é livre com uma sala de estar, uma sala de jantar e a cozinha.
No segundo pavimento está é dormitório principal de frente para o mar e nos fundos, o dormitório das crianças e um dormitório para hóspedes.
A ideia da casa foi uma sequência de camadas a partir do pavimento térreo até o topo. A primeira camada é uma base de pedra local, que gera uma primeira plataforma (o térreo), que contém as áreas comuns da casa. Esta laje estende-se até os fundos da casa, gerando o espaço exterior.
Estas linhas de pedra armam as linhas gerais do paisagismo gerando espaços protegidos do vento atrás da casa, onde estão abrigados o fogão, churrasqueira, lugares para guardar a lenha, etc...
A camada seguinte é uma linha de vidro que dá leveza ao volume da madeira que se apóia sobre a linha continua. A linha de vidro permitem uma vista 180 graus vista do térreo.
A terceira camada é um volume com fachada de madeira. Este volume contém os dormitórios e gera uma varanda para o precipício.