-
Arquitetos: Pitman Tozer
- Área: 185 m²
- Ano: 2007
-
Fotografias:Nick Kane
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa, que está situada em um terreno de apenas 2,3 m de largura dentro de uma área de conservação no oeste de Londres, prova que a arquitetura sustentável é viável sem comprometer os demais sítios urbanos. A casa incorpora uma série de estratégias verdes, incluindo o ganho solar passivo, elevados níveis de isolamento, uma bomba de aquecimento acoplada ao solo e aproveitamento de águas pluviais para minimizar sua emissão de carbono. E consegue tudo isso sem comprometer o design.
Com uma fachada para a rua de apenas 8 pés/2,3 m de largura, a casa fica em um estreito lote, originalmente o corredor lateral e quintal posterior de uma propriedade adjacente. O desafio era criar um edifício Low Carbon e fazer uma confortável casa de família com 4 dormitórios, maximizando a luz e o espaço dentro das limitações de um local apertado e desconfortável.
A chave para que cada quarto habitável tivesse boa iluminação natural e parecesse espaçoso, mesmo na parte mais estreita, foi empilhar os quartos menores na frente da casa, de face à rua, e organizar a parte traseira em uma configuração em cascata, com as área molhadas e de armazenamento ocupando as partes da planta sem luz natural. Um pátio na parte de trás do terreno traz luz para o espaço de recepção no andar térreo. Uma escada central torcida de madeira atua como uma peça escultórica nas paredes ao trazer a luz natural ao centro da planta de cada andar.
A casa foi projetada e construída para o parceiro de profissão Luke Tozer e sua família e desenvolvidos na prática como um projeto de estudo de caso, permitindo que os parceiros coloquem em prática novas estratégias para a redução de carbono e geração de energia.
A casa foi projetada para utilizar cerca de 30% da energia de uma casa típica construída segundo a Regulamentação Construtiva atual, com a redução prevista nas contas de aquecimento de aprox. £500 - £800/annum.