-
Arquitetos: LIJO RENY architects
- Área: 507 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Paveen Mohandas
Descrição enviada pela equipe de projeto. O briefing do cliente era simples e curto "um forte parecido com uma casa que é impossível escalar". Como o terreno estava bem no centro de um dos bairros mais perigosos de Kerala, o cliente queria uma casa que fosse intimidante. De fato este é o sentimento que se tem quando se está do lado de fora tentando entrar.
A forma é uma combinação de paredes de gesso acartonado com paredes de laterite aparente. A pedra de laterite, muito comum na arquitetura de Kerala, tem um apelo visual direto e uma conexão com o entorno imediato, graças à sua cor e textura de terra. O uso desta pedra familiar em uma nova linguagem, sem perder sua natureza, poderia imediatamente dar força ao projeto, e ao mesmo tempo, reconhecer a presença de uma mudança, suprindo essa grande lacuna que surgiu na prática arquitetônica contemporânea.
O muro pedra de laterite aparente começa na parede do complexo e serpenteia através do pátio ajardinado interior à construção. Mais que uma parede ou um recinto, é como uma escultura que flui através da paisagem. A monotonia do enorme muro é quebrada por pequenas aberturas aleatórias ao longo dele. A pedra de laterite foi obtida de jazidas diferentes, o que garantiu pequenas variações de cor e assim, a criação de uma padronagem ao longo do muro. As juntas verticais de pedra foram preenchidas com uma argamassa de cimento branco e pó da pedra de laterite, que visivelmente acentuam as linhas horizontais; essas linhas contínuas dão maior fluidez e direcionamento à parede serpenteante.
O grande caminho de entrada nos leva a sentar-se de onde se tem uma vista prévia dada por cortes e preenchimentos das áreas ajardinadas. A partir daqui, tem-se acesso à uma ponte de vidro transparente, cobre um corpo d'água que se derrama como uma cascata por debaixo da porta principal numa piscina interna. Assim como se abre à porta principal, o caminho continua por sobre o vidro claro, com vista para a cascata sob os pés. Daqui, se pode acessar a sala de estar ou à sala de jantar, ambos espaços que se abrem à paisagem. A sala de jantar conta com vistas à uma grande piscina de treinamento de natação, com um corredor que leva aos dormitórios. A cozinha também se abre à outro pátio ajardinado nos fundos, com uma quadra de badminton.
O pátio interno de 3 pavimentos dispõe de plantas de bananeira, samambaias e muitas espécies tropicais, e conta uma escadaria que leva ao cinema e um estúdio. O corredor acima possui várias clarabóias circulares que competem com luminárias artificiais circulares para iluminar a área.
A maioria dos quartos tem um jogo de níveis com o teto, numa combinação de teto abobadado com laje plana, com aberturas para expulsar o ar quente. Esta combinação tem trazido uma grande diferença na temperatura ambiente em comparação com outras formas regulares.
Cada pedaço do terreno foi considerado durante o projeto e como resultado é encorajador saber que que cada um dos moradores se apropria diferente do espaço e dá novos significados e novas funções para cada ambiente da casa.