- Área: 504 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Leonardo Finotti
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa se situa num bairro com arborização abundante. O terreno plano, cercado de construções e sem vistas amplas, é mais extenso que o padrão. O projeto buscou assim, construir um grande jardim que permeia a casa e que constrói uma paisagem própria, em continuidade com a vegetação. As árvores maiores (pau ferro com 8 m de altura) foram trazidas no início das obras.
Muros paralelos de concreto, com 10 metros de distância, definem os apoios dos planos suspensos.
No nível do chão, a intenção foi garantir transparência desde a rua até o final do lote. O acesso acontece através de uma praça onde é possível estacionar os carros. O limite é um jardim com espelho d’água, que antecede a sala de estar, em pé direito duplo, e a sala de jantar, que por sua vez se desdobra em uma varanda. Nesse pátio está a piscina, para a qual se abre também o salão de jogos.
Após a primeira concretagem, a construção é uma montagem: as lajes superiores se apoiam em vigas metálicas entre empenas; instalações são localizadas em prumadas verticais acessíveis junto a cada plano de concreto; o forro é de placas de compensado naval, a caixilharia, de alumínio e os vedos, painéis metálicos.
No andar superior uma galeria de circulação longitudinal com 25 metros abriga a biblioteca, ora voltada para o jardim com espelho d’água, ora em mezanino para o estar. Essa circulação se dobra junto à fachada frontal, em painéis de vidro translúcidos, dando acesso a dois dormitórios. O quarto do casal fica na extremidade oposta. Privilegiando a melhor insolação, todos têm face nordeste, inclusive um pequeno apartamento independente ao fundo, que regula a altura do grande muro vizinho.
A sequência intercalada de espaços abertos, fechados e varandas, associados aos planos de vidro, de água e escuros, geram uma série de reflexos e transparências que diluem os limites entre os ambientes.
Originalmente publicado em 2013