Herzog & de Meuron se uniram ao arquiteto britânico John Pawson para projetar uma torre de 28 pavimentos no distrito de Bowery, em Manhattan. A torre de concreto aparente será, como descreve o empreendedor Ian Schrager, "a expressão última do encontro entre Uptown e Downtown." Onze apartamentos de luxo coroarão um hotel com 370 unidades, todos com plantas livres e aberturas do chão ao teto que oferecerão vistas em 360° para a cidade.
“Nossa ideia era empilhar duas tipologias muito distintas e, por um lado expressar suas diferenças e, por outro, unificá-las no mesmo esqueleto do edifício", descreveu Jacques Herzog. "Também era nosso objetivo complementá-las com usos diversos, para que o edifício se torne uma cidade dentro da cidade."
O esqueleto estrutural define a arquitetura do edifício, explica Herzog: "Para introduzir um sentido de escala e fomentar a expressão de cada pavimento individual, todas as colunas são levemente inclinadas. O canto proeminente do edifício, voltado para a Chrystie Street, é onde as duas geometrias das colunas inclinadas se encontram. O resultado é uma coluna escultural que se torna um foco visual de todo o edifício."
No térreo haverá um jardim privado separado da rua por uma densa parede jardim.
O projeto, nomeado 215 Chrystie, tem previsão de conclusão para 2016.
Arquitetos
Localização
Manhattan, Nova Iorque, NY, EUAEmpreendedor
Ian SchragerAno do projeto
2016Fotografias
Courtesy of Ian Schrager Company