-
Arquitetos: SANALarc
- Área: 30000 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Olivve Wimmer
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Sishane Park é uma mudança ousada no espaço público urbano no centro de Istambul. Localizado entre a borda sudoeste de Beyoglu e a altamente traficada Tarlibasi Road, seu projeto tem a intenção de voltar a envolver os moradores e visitantes para as qualidades naturais do ambiente urbano como um espaço público alternativo para as pessoas desfrutarem juntas na cidade densa. O projeto está em um diálogo com as vistas deslumbrantes e a flora de Halic (Golden Horn), mas também cria grandes espaços púbicos para programação cultural e espaços íntimos contrastantes para descanso, aproveitar a sombra das árvores, brincar e passar o tempo com a comunidade. O parque se conecta às ruas da cidade, mas ao contrário de um parque convencional, em Istambul, é definido por três características: a silhouette walk, os decks e o espaço ao ar livre. Os recursos são emoldurados por uma paisagem rica em diferentes espécies únicas ao Halic para encantar e confortar as pessoas. Além das três instalações, existem lugares únicos e experiências para pessoas de todas as idades descobrirem.
Para animar o espaço público existem os serviços multimodais do parque para o transporte público e privado de Istambul. Ligando diretamente para o Metrô Sishane, as ligações pedonais para os terminais de ônibus e Kasimpasa, o estacionamento com uma capacidade de 1000 carros e ponto de encontro para outros serviços de transporte, criarão um movimento dinâmico ao Sishane Parque.
A mudança entre estações, do dia para a noite, eventos culturais e a espontaneidade de diferentes pessoas desfrutando das comodidades do parque são destinadas a permitir experiências diferentes, mas familiares. Os materiais são selecionados para oferecer tanto texturas familiares e alternativas para a dureza da superfície da cidade e convidar narrativas para o projeto da superfície engajar a imaginação das pessoas da cidade além delas.
Um desafio para o projeto e clareza da circulação é a diferença de doze metros a partir da entrada urbana superior para a beira da estrada inferior. O projeto respondeu criando terraços. Um alcança o ruído e a poluição da estrada de seis pistas do bairro Tarlabasi, o do meio cria um espaço ao ar livre protegido e o terceiro permite uma inundação de luz natural e ventilação para entrar no principal nível de entrada do estacionamento.
A equipe de projeto tem o objetivo que o Parque Sishane torne-se um portal para Galata e outros distritos de Beyoglu, além de uma ligação para a vida social de Kasimpasa. Ele é visto como um lugar para experimentar a infame e espontânea vida urbana de Galata, para que as pessoas tenham uma forte ligação com o rico ambiente natural da cidade, além de oferecer uma nova plataforma formal e informal para espaços culturais e envolver as pessoas no espaço público.
Nota: Este artigo foi originalmente publicado em 10 de Outubro de 2014.