- Área: 387 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Hiroyuki Oki
Descrição enviada pela equipe de projeto. O rápido desenvolvimento do Vietnã levanta muitos problemas urbanos; menos espaços verdes, a escassez de eletricidade e inundações. O aumento do número de motocicletas estão causando sérios engarrafamentos e poluição do ar. A "Renovação Verde", um protótipo de renovação de uma habitação em Hanói, foi projetada contra esse pano de fundo, retornando o verde para a cidade e incentivando um ambiente confortável tanto para o residente quanto para os vizinhos.
A casa de 15 anos, localizada no centro da cidade, sofria com um ambiente escuro e úmido, o que é uma condição típica para muitas das casas mais antigas em Hanói. A casa era protegida e fechada por grades e persianas de segurança, fazendo da varanda um espaço não utilizado.
Para mudar esta situação, a casa foi renovada para viver com luz e verde abundantes. A escada de concreto maciço existente foi substituída por uma escada fina de aço, por onde a luz natural penetra e a ventilação natural circula, vindas da abertura zenital. As paredes deste ambiente iluminado foram revestidas com mármore irregular para refletir e difundir a luz. Outro vazio foi cortado na laje do primeiro pavimento para conectar a sala de jantar com o espaço de estudo, incentivando a comunicação dos moradores e trazendo a luz natural através da fachada verde para dentro de casa. O piso térreo foi elevado para receber uma camada de ventilação de ar por baixo, para evitar infiltrações, umidade e condensação, um problema frequente em casas de Hanói.
A casa é caracterizada pela fachada verde chamada "Greenfall", uma cachoeira verde agradável que atrai tanto do interior quanto do exterior. As cercas de segurança antigas foram removidos e substituídos por uma treliça de aço galvanizado, conectada à varanda existente, onde trepadeiras crescem. Assim, a varanda não utilizada foi transformada em um espaço verde, mantendo a privacidade e a segurança dos moradores. A partir do interior, cada dormitório pode apreciar a fachada verde e receber ar fresco através dela. Esta fachada verde não é apenas para os residentes, mas também para os vizinhos, proporcionando uma atraente vista das ruas.
A fachada verde e o telhado jardim em conjunto reduzem o consumo de energia: eles protegem o edifício da forte incidência de luz solar. Legumes, flores e uma árvore foram plantados no telhado. Graças à abundância de vegetação, os moradores tornaram-se mais conscientes do meio ambiente e começaram a tomar medidas para reduzir o consumo desnecessário.
Este sistema de fachada verde e telhado jardim é um protótipo e aplicável a todos os edifícios em climas tropicais. Pode ser uma semente para realizar uma Cidade Verde em países tropicais, oferecendo soluções para os seus graves problemas urbanos. Eles podem reduzir os riscos de inundação, o efeito de ilha de calor urbano através do aumento vegetação, enquanto localmente o edifício promove a interação social através da partilha do espaço verde e seus produtos alimentícios. Espera-se que este projeto seja um modelo modesto para as cidades tropicais, onde os benefícios de uma casa verde saudável têm um impacto positivo na cidade.