- Ano: 2013
-
Fotografias:Katherine Lu
Descrição enviada pela equipe de projeto. Projetado pelo Arquiteto do Governo, James Barnet, em meados de 1880, esta edificação imponente serviu a diversos propósitos durante sua vida, incluindo, por um longo tempo, uma delegacia de polícia, inclusive com celas. A adaptação como um novo café/restaurante elegante cria um novo capítulo na rica história dessa significativa edificação. Um exercício de projeto contido e respeitoso, o design de Welsh + Major celebra as qualidades da construção original e inspira vida no domínio público adjacente.
A adaptação é projetada com uma dualidade em mente - como celebrar as qualidades de imponência e austeridade da edificação da antiga Delegacia de Polícia, enquanto ativa o espaço público adjacente e providencia oportunidades internas para novos inquilinos e usuários. A abordagem do Welsh + Major foi a de projetar intervenções contemporâneas, colocando cuidadosamente o novo dentro do antigo. Estes elementos inseridos são simbolos da nova utilização da construção e de sua abertura, além de melhorar o acesso físico ao edifício.
A estrutura de aço e vidro minuciosamente detalhada inserida entre as paredes de tijolo e arenito existentes cria uma área de jantar e convívio, e transforma a viela adjacente. A nova entrada na Nurses Walk formou-se a partir de lâminas finas de aço acomoda de forma inteligente serviços e também fornece uma solução de acesso equitativo para o edifício. Estes elementos contemporâneos têm uma qualidade de material e detalhamento para destacar e situar-se levemente contra a estrutura do edifício existente. Aço, latão e vidro são detalhados para ser, ao mesmo tempo robustos e refinados, refletindo as qualidades do edifício histórico, ao mesmo tempo abrindo-o para novas possibilidades.
Uma caixa de cozinha equipada completa flutua entre as paredes do antigo pátio - concebida e detalhada como um elemento removível, que permite que a estrutura do edifício original respire. Teto de bronze enquadrado montado nas antigas celas ocultam os serviços, criando espaços de jantar visualmente e acusticamente acolhedores. As instalações sanitárias estão bem acomodadas dentro de uma única cela, mantendo as qualidades espaciais do ambiente original.
Em outros lugares projetamos diversas inserções mais sutis, mas significativas dentro do prédio. Elementos de latão em todo o edifício melhoram o acesso, a iluminação e a acústica, e fornecem junções discretas entre elementos novos e antgos. Na George Street, novos corrimãos de latão serpenteiam em torno dos degraus em pórtico imponentes e projetam-se ligeiramente para o domínio público para significar uma nova acessibilidade.
Corrimãos de latão para as varandas em pórtico fornecem uma proteção balaustrada e incorporam uma iluminação atmosférica ao teto em pórtico. Dentro do edifício novos corrimãos de latão e uma sobreposição flutuante para os degraus do bloco de celas protegem o prédio, melhoram a acessibilidade e destacam o tecido original.
A adaptação da antiga Delegacia de Polícia é um exercício de projeto contido e respeitoso que permite a revitalização da edificação de modo a melhorar as qualidades da construção original e inspira vida no domínio público adjacente.
Welsh+Major trabalhou com o Sydney Harbour Foreshore Authority como cliente e arquiteto de patrimônio para revitalizar a edificação e seu entorno.