O escritório FORA foi selecionado como vencedor de um concurso para a revitalização e renovação da praça central de Plovdiv - segunda maior cidade de Bulgária - construída sobre as ruínas do antigo Fórum romano de Philippopolis. A intervenção abrange uma área de 57.000m² e expõe a interseção de diversas camadas arquitetônicas e históricas, da antiguidade ao Estado Socialista.
Dos arquitetos: Uma das grandes realizações do sistema Romano foi sua praticidade: sob o Coliseu de Roma, um aparato de grande escala proporcionava ao público uma série de eventos, de animais selvagens a árvores, embarcações e carruagens, era possível experienciar uma ampla gama de espetáculos, de guerras no deserto a batalhas marítimas.
DILEMA
Na batalha entre contemplação versus "uso público", o centro da cidade de Plovdiv gradualmente perdeu a unidade urbana que era característica desde sua fundação.
Como podemos reconciliar a beleza aterradora da ruína exposta com a necessidade de espaços abertos úteis inerente à cidade?
Podemos ter ambos? Poderia a pesquisa arqueológica se expandir sob uma superfície urbana completamente funcional?
O PALCO
A nova praça funcionará como um aparato para a descoberta contínua, uma superfície maleável que pode se transformar para acomodar diferentes eventos urbanos. Uma plataforma operável toma o centro da praça e, quando ativada, cobre uma diversidade de espaços, desde pequenos nichos até a grande praça aberta.
A nova superfície de madeira protege o antigo Fórum exposto e cobrirá, progressivamente, todo o local, marcando áreas arqueológicas de interesse e revelando a tensão entre o que está acima e o que está abaixo do solo.
Esta superfície leve busca também transformar o esforço arqueológico em um espetáculo permanente, permitindo que as escavações prossigam ininterruptamente sob a cidade.
O SUBMUNDO
Já que a importância e o esplendor do Forum de Philippopolis só pode ser percebido uma vez que for completamente exposto, propomos escavar a maior superfície possível das ruínas dentro do limite de intervenção: o novo museu arqueológico cobrirá toda a área da praça, mesclando-se com o parque no lado oeste.
O subsolo aberto e renovado da central de correios funcionará como núcleo, abrigado um centro de informações, os serviços do museu e exposições temporárias. A estrutura de concreto renovada se tornará, ela mesma, uma peça de arqueologia.
Competição
Plovdiv Central Square CompetitionPremio
Primeiro lugarArquitetos
Localização
Plovdiv, BulgáriaEquipe de projeto
FORA - Fagulha, Oliveira Ruivo Arquitectos - João Fagulha, Raquel Oliveira, João RuivoOrganização
Prefeitura de Plovdiv com with OneArchitectureWeekÁrea
57.000 m²Ano do projeto
2014Fotografias
FORA