O projeto esquemático para a Taiwan ChinPaoSan Necropolis, proposto pelo escritório Steven Holl Architects, foi aprovado. A proposta, que será localizada em um terreno de frente para o oceano a apenas 40 minutos de Taipei, proporcionará um novo hall de recepção para o complexo, que já conta com 10 mil espaços de sepultamento, e um "pavilhão oceânico" para outras 150 mil urnas de cinzas.
Mais de 30 propostas foram consideradas, contudo, as explorações com aquarela de Holl levaram à proposta de esferas que se interseccionam que, como o escritório descreve, "proporciona maravilhosas perspectivas sobrepostas que criam uma surpreendente energia espacial.
Mais sobre a Necropolis of ChinPaoSan, a seguir
“A geometria de esferas interseccionadas remete a uma rica e antiga história de simbolismo", descreveu Holl. "Anéis borromeanos apareciam na arte budista, nas pedras rúnicas vikings e nos mosaicos romanos de milhares de anos atrás. Os cristãos também usavam esse símbolo para retratar ou representar a unidade da Santíssima Trindade. Anéis borromeanos também representam as leis universais do karma e a interconectividade da vida. No I Ching a terra é representada como um quadrado e o paraíso como um círculo."
Trazendo o horizonte oceânico para a composição, as esferas serão incorporadas a um plano retangular envolvido por uma fina camada de água. Além os aspectos estéticos, essa piscina reflexiva contribuirá para os aspectos sustentáveis do projeto; 60% da energia do complexo será produzida por células fotovoltaicas submersas - a capacidade de resfriamento da água aumentará a eficiência das células em 20%.
Resfriamento e aquecimento geotérmico, bem como energia eólica, coleta de água da chuva, estratégias de resfriamento passivo e um sistema de ventilação por deslocamento também serão incorporados num esforço de obter o certificado LEED Platinum assim que a obra for concluída em 2018.
O hall de recepção contará com 21 quartos de hotel, um restaurante, uma capela de cerimônias, um auditório e dois pequenos museus. O pavilhão acomodará até 1000 pessoas, além de 50 monges budistas que conduzirão as cerimônias. O pavilhão e o hall de recepção contam com um anfiteatro para 5 mil pessoas.
O edifício de recepção terá a forma do terreno, elevado à altura de 4 pavimentos e marcado por subtrações esféricas - aberturas nestas esferas trarão luz natural ao interior do edifício.
O Pavilhão Oceânico será construído em concreto branco e piso em granito preto. As divisórias dos espaços e portas serão em madeira. As áreas de cerimônia serão revestidas de alabastro translúcido e folhas e ouro.
Architects
Localização
Taipei, TaiwanEquipe de projeto
Steven Holl (design architect), Roberto Bannura (project director), Noah Yaffe (partner), Michael Rusch (associate), Xi Chen(project architect), Yu-Ju Lin (project architect), Yun Shi (project team), Bell Ying Yi Cai (project team), Zach Cohen (project team), Wenying Sun (project team), Yan Zhang (project team), Arseni Timofejev (project team), Qiyue Hu (project team), Shenpei Ha (project team), Justin Bouttell (project team)Cliente
ChinPaoSan GroupArquiteto local
Chou Chienping ArchitectsEngenheiro local
TH TSAI and AssociatesEngenharia estrutural
Guy Nordenson and AssociatesEngenharia mecânica
Heng Kai Engineering Consultants Inc.Engenharia climática
TranssolarAno do projeto
2018Fotografias
Cortesia de Steven Holl ArchitectsÁrea
54000.0 m2