- Área: 200 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Andrey Avdeenko
-
Fabricantes: Interstuhl
Descrição enviada pela equipe de projeto. Minimalismo com elementos de loft e detalhes interessantes de arte ucraniana criam uma atmosfera especial na oficina que, como um espelho, reflete o ser interior do proprietário. O conceito-chave do projeto do escritório do arquiteto é implementar os elementos trabalhados pelos projetistas para atender às necessidades de seus clientes.
O estúdio com uma área total de 200 m² combina um showroom com um local casa/escritório.
“Tive a ideia de criar um espaço que poderia inspirar não somente minha equipe mas também nossa clientela. Nós queremos que nossos convidados enfrentem um desafio com experiências corajosas e ousadas”, diz Sergey.
Ao projetar o estúdio, Makhno utilizou seus materiais favoritos como concreto, pedra, vidro, cobre, bronze, várias espécies de madeira, louça sanitária e instalações "TOTO" de alta qualidade e mobiliário de cozinha "Miele".
O teto do escritório, que possui 4 metros de altura, faz você se sentir tão à vontade quanto em um ambiente aberto.
Os trabalhos de escultores e artistas ucranianos talentosos criam um ambiente especial na oficina minimalista. Os baixos-relevo, estátuas únicas, decoração e mobiliários do autor são unidos para completar mais do que somente um escritório mas um showroom original de design e arte ucraniana.
As principais ideias de iluminação são transmitidas com base em desenhos de Makhno.
Uma cerca viva verde é um ponto brilhante na parede de concreto austera e fria - Epipremnum, uma planta tropical trazida da Holanda para a Ucrânia.
O piso é coberto com massa de concreto de acordo com a tecnologia de aplicação que foi utilizada nos dormitórios de hospitais nos anos 30. A pavimentação é considerada ecologicamente pura e à prova de água. Devido a sua estrutura lisa não porosa, é desprovida de fissuras, juntas e é bastante resistente à bactérias.
O projeto de interior foi criado pelo proprietário do estúdio com um grande amor e atenção à sua equipe e sua causa comum. Sendo assim, possui a função de um espaço de casa aberta com alguns confortos convenientes como uma cozinha aconchegante, instalações sanitárias e uma área de lounge.
Sergey Makhno valoriza a cultura do Japão, o país do sol nascente, e honra a cerimônia do chá. Por esta razão, ele projetou uma sala de chá em seu estúdio, onde junto com seus amigos e visitantes o arquiteto pode desfrutar de beber uma bebida perfumada.
Um importante elemento na oficina é a rica coleção de cerâmicas zoomórficas ucranianas que integra harmoniosamente com o as paredes lacônicas de concreto e as brilhantes "Auflet chairs" de Marc Newson.
Olaria na Ucrânia tem se desenvolvido desde tempos antigos. As peças de arte em cerâmica criadas por mestres talentosos espalharam-se pelo mundo. O artesanato em cerâmica ucraniano revela uma história de habilidades e talentos do país. Makhno conseguiu escolher peças de cerâmica únicas de diferentes cantos da Ucrânia para que elas tivessem um lugar de honra em sua coleção particular de cerâmica.
Quando você entra na oficina a primeira coisa na qual coloca sua atenção é em uma enorme parede de recepção de cobre, nos lustres e na decoração do projeto de Sergey Makhno e em uma das principais exposições do estúdio - a estátua de bronze "Rain", de Nazar Bilyk, um famoso escultor ucraniano.
Iluminação, temperatura da sala e o som são controlados com a ajuda de um sistema de tecnologia inteligente utilizando um telefone celular corporativo.
Entrando pela porta de três metros de altura, você encontrará um espaçoso local de negócios para realização de eventos e reuniões importantes. Ele também é decorado com lustres do autor e painéis de madeira. A sala está equipada com mesa de vidro Sergey Makhno e "Elephant chairs" de Kristalia. A coleção de cerâmica ucraniana decora a biblioteca, que conta com mais de 1.000 livros sobre design e arquitetura trazidos de todo o mundo.