-
Arquitetos: Lorenzo Alvarez Arquitectos
- Ano: 2014
-
Fotografias:Onnis Luque
-
Fabricantes: Comex
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma casa de inverno para planta e pessoas, para ver o jardim e o céu noturno de um local protegido do clima. O projeto complementa uma casa de campo, acomodando o crescimento da família com uma estância e um espaço especial de cultivo de plantas exóticas. O edifício, transparente e leve, está organizado em cinco compartimentos de vidro que são elevados na paisagem e que se complementam com espaços de serviço em dois volumes de pedra.
Inserido num jardim consolidado, com árvores muito desenvolvidas, entre as quais se destacam cinco sequoias (a maior árvore do mundo), construiu-se uma estrutura de aço, vidro e pedra, utilizando uma quadra de tênis como cimentação. O espaço da quadra, esquecido por anos foi se transformando de maneira natural num vazio resguardado entre a vegetação cada vez mais determinada do jardim, até se converter num lugar desde o qual é possível ser observado desde o interior.
O projeto potencializa esta possibilidade de introspecção ao jardim desde a transparência e a ideia da vitrine, pela noite se torna um observatório de estrelas. A referência está presente nas casas de vidro dos jardins ingleses e na antiga estufa de experimentos de Charles Darwin, ou até mesmo na arquitetura rural.