Descrição enviada pela equipe de projeto. Um conjunto de instituições de educação e de cuidados especiais para crianças e adolescentes de 4 a 18 anos de idade forma um verdadeiro distrito escolar no centro de Dornbirn. Enquanto a cidade possui uma abordagem integrada em relação à educação especial, um edifício independente foi erguido para substituir o antigo edifício, que foi dilapidado e cuja estrutura básica havia sido ultrapassada há anos. Um pequeno ginásio, erguido no final do século XIX, serve como um marco distintivo do pátio da escola. O novo edifício enaltece o ginásio e se mistura com o entorno histórico em termos de paisagem urbana e sua configuração espacial. Um pátio compartilhado estabelecido com a escola primária vizinha, também atua como uma suave transição espacial para o lado oeste da escola secundária.
As salas de aulas e de grupos nos três pavimentos superiores estão agrupados densamente em torno de um pátio interno. Os elementos de circulação que o circundam são espaçosos, áreas de jogos e exercícios são banhadas com luz natural e suas grandes aberturas propiciam as belas vistas do exterior, mas também abrem as vistas do interior. As grandes esquadrias nas salas de grupo também trazem o melhor do ambiente urbano e natural do entorno. O átrio flui para um pátio coberto no térreo e confere luz suficiente ao ginásio do subsolo através das aberturas adicionais situadas nas escadas de emergência.
O concreto aparente habilmente moldado é o contraponto para a interação de painéis de madeira e superfícies coloridas dentro do edifício. Verde, a cor simbólica da vida, permeia o edifício em nuances sutilmente coordenadas nas paredes e pisos, ilumina os quartos e muda de tom, dependendo da direção e iluminação. Destaques coloridos em alguns móveis, como o vermelho e laranja, e o piso de linóleo vermelho no auditório e na sala dos professores representam um espaço de retiro e comunicação. A tonalidade branca e suave neutraliza o ambiente nas salas de educação especial.
O rendimento energético é de primeira qualidade; a ventilação controlada, a compacidade da estrutura e da qualidade dos materiais usados garante valores ótimos. As proporções, a direção consciente da luz e da atenção, o concepção de cores e o padrão de construção se combinam para formar um todo espacial consistente, que, pelo menos harmoniza e dá um pouco de estrutura para o mundo das crianças e adolescentes com deficiência grave e, ao mesmo tempo inspirando-os.