-
Arquitetos: Nobbs Radford Architects
- Área: 221 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Murray Fredericks
Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência situa-se em Birchgrove, um subúrbio no interior de Sydney, próximo ao porto. A secção original da casa é uma simples casa revestida de tábuas de madeira. A justificativa era melhorar a casa através da simplificação e maximizar a experiência ao ar livre em um local fechado com vizinhos muito próximos.
Uma solução foi substituir todas as paredes externas do nível superior para o pátio com uma fachada totalmente operacional, quando fechada esta simula o revestimento de tábuas da casa original. O banheiro principal despeja-se para a varanda superior, as portas recuando completamente para dentro da cavidade da parede, criando uma experiência privativa do banheiro ao ar livre.
As escadas foram substituídas por uma nova escada alongada ao longo do limite sul que conecta os três níveis. O trabalho de marcenaria envolve a escada acima e abaixo enchendo as cavidades com um espaço de armazenamento bastante necessário. As escadas são limitadas por uma parede de estuque liso de cimento que dispersa as sombras e luz do teto envidraçado acima.
A abordagem aos materiais tem sido a de desenvolver uma paleta que é o reflexo do local e suas origens. O concreto faz referência à solidez das bases de arenito e aos muros de contenção. Um banco de concreto com 5,10 metros de comprimento termina em um balanço final. Isto é repetido no pátio como um banco e base para churrasco. O uso contrastante da madeira reforça o material estrutural e o revestimento primário da casa, reforçando a essência da materialidade dos chalés.
Os dois quartos frontais originais permanecem intactos, enquanto o restante da casa foi reorganizada para enfrentar o pátio e aumentar a percepção de espaço. No nível superior, as janelas foram ampliadas para apreciar a as perspectivas através do porto para a icônica Sydney Harbour Bridge. As paredes do pavimento térreo foram removidas e substituídas por um sistema de painel deslizante envidraçado.
Uma pequena mudança de nível de três degraus separa a cozinha das principais salas de estar e de jantar. A relação da sala de estar para o pátio está levemente afundada. Uma unidade de marcenaria limita essa transição, funcionando também como um banco para o pátio. O trabalho de marcenaria da sala de jantar reforça este dado através de uma mudança no material, criando uma quebra horizontal. Essa reinvenção cria uma nova experiência espacial generosa da casa e tira proveito de sua localização original.