-
Arquitetos: BLANKPAGE Architects
- Área: 865 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Ieva Saudargaitė
Descrição enviada pela equipe de projeto. Na intenção de se beneficiar do panorama espetacular da baía de Jounieh, a casa emoldura a vista através de uma série de plataformas abaixo dela, bem como uma caixa horizontal suspensa acima. A posição da casa é, portanto, otimizada para aprimorar ao máximo este ponto de vista, respeitando a natureza inclinada do terreno. O projeto foi concebido como uma adaptação arquitetônica das rochas que caracterizam a paisagem circundante: um volume enorme, aparentemente flutuando na paisagem, abriga os espaços privados.
A casa é revestida com painéis deslizantes de pedra que ecoam, em sua superfície, a textura das rochas. Fundamenta-se em uma caixa transparente, que é formada por uma série de plataformas que se adaptam à topografia. Estas formam uma transição do acesso que conecta o nível da rua com a casa, em uma varanda, e, finalmente, para a área de recepção fechada. No nível do telhado, uma leve pérgola de aço é terminada em grelhas de terracota e contém um estúdio de pintura rodeado por um terraço.
A composição final - um volume prismático de pedra em uma paisagem coberta por um telhado vermelho - pode ser lida como uma subversão da tradicional casa de aldeia libanesa, a qual preserva os elementos fundamentais presentes enquanto radicalmente abre a casa para as vistas e reinterpreta os elementos circundantes de natureza (rochas) como dispositivos de sombreamento dinâmico, que permitem a entrada de raios de sol nos espaços privados da casa através de sua estrutura aparentemente quebrada.