-
Arquitetos: Nan Arquitectos; Nan Arquitectos
- Área: 95 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Iván Casal Nieto
Descrição enviada pela equipe de projeto. O elemento principal deste projeto é uma estrutura central que evoca uma habitação tradicional, buscávamos com este elemento um efeito de surpresa, ao tempo que nos servisse para diferenciar os usos de uma maneira sútil e fluída. Para ajudar a assimilar a mudança de escala pinta-se o falso teto de preto para o desmaterializar, buscando eliminar as referências. O cliente que entra em Inshopnia esquece a movimentada rua de onde provém e encontra um espaço sossegado, de limites imprecisos, que pretende aportar uma experiência de compra e degustação pausada.
Os elementos de mobiliário que são introduzidos neste espaço vazio servem como expositores e para armazenamento. No caso da roupa, tanto a exposição como os espaços dos provadores possuem uma distribuição periférica, forçando um percurso em torno ao elemento protagonista, a estrutura de madeira, entre a qual se desenvolve a atividade de degustação e repouso.
Os materiais empregados na intervenção são selecionados para não restar protagonismo à mercadoria exposta. Assim, os revestimentos ficam em seu estado original de obra e o piso se unifica com uma resina autonivelante. A iluminação e o mobiliário reclamam sua relevância e enquanto um aporta cor em consonância com a variedade cromática que aportam os tecidos, a outra permite a percepção ótima do volume e cromatismo, potencializando também os valores estéticos e sensações apropriadas para o modelo de negócio. Aparece também uma contradição que enriquece a percepção do local.
Num ambiente introspectivo abre-se o local à rua, propiciando aos que degustam um café a participar do dinamismo exterior e convidado a entrar os transeuntes, que giram-se ante a fachada sóbria, que como um cenário mostra seu interior.