- Ano: 2014
-
Fotografias:Dinis Sottomayor photography
playLAND é um conjunto de três coloridas intervenções espaciais criadas para o imaginário infantil, no espaço público de Paredes de Coura, recorrendo a boias de praia para construir um Lego à escala humana. Retiradas do seu contexto habitual e utilizadas em três cores - verde, laranja e cor de rosa - as boias servem como elemento modular de construção, criando um ambiente simultaneamente leve e colorido.
Este conjunto surpreendente e divertido foi criado no contexto do "O Mundo ao Contrário", um evento com a duração de uma semana que transformou esta pacata vila do norte de Portugal num playground para centenas de crianças, através de teatros de rua, concertos e residências artísticas, entre outras atividades. playLAND é uma instalação off-the-shelf, construída com o apoio de voluntários e materializada em três diferentes formalizações: uma pequena torre circular onde as crianças podem entrar e brincar, e um pequeno pavilhão em túnel, que pode ser atravessado e um palco informal para espetáculos infantis.
Sendo um objecto de cariz infantil, idealizado para o usufruto das crianças nas praias ou em piscinas, as boias são por si só um objecto muito apelativo.
Pelo fato de serem insufláveis, leves e fáceis de transportar, facilitaram a construção de formalizações efêmeras de larga escala.
Estruturadas através da associação vertical e horizontal de boias de formato circular, as instalações playLAND procuraram criar áreas de diversão, por vezes protegendo as crianças do do sol, onde os visitantes podem, por exemplo, assistir a um concerto de harpa ou a leituras de contos.