-
Arquitetos: Colboc Franzen & Associés
- Área: 3800 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Cécile Septet
Descrição enviada pela equipe de projeto. O eco-distrito de The Hoche está surgindo de um local de antigas zonas industriais. Tem de mediar entre a escala do Parque Chemin-de-l'Ile e da autoestrada A14 que o atravessa, e a escala muito menor de uma área de casas unifamiliares que são da década de 30.
Os dois terrenos selecionados para o empreendimento são uma boa ilustração do desafio. O projeto de habitação é dividido em dois blocos residenciais que tem vista para os espaços públicos e estão frente às torres de oito pavimentos situadas entre eles e a auto estrada. No centro da quadra estão casas de dimensões idênticas àquelas antigas casas unifamiliares.
Na Rue Germaine Tillion, existem escadarias abertas que cortam através dos edifícios. Além de oferecer vista para o interior dos blocos, estas aberturas deixam a luz solar permear para a rua e proporcionar ventilação natural para sanitários e banheiros dos apartamentos. Rompendo com o lado junto à rua dos edifícios ajuda a recriar as diferentes alturas dos prédios vizinhos.
Os apartamentos ocupam todo o comprimento do edifício e se abre em galerias que dão para o jardim central. Otimizar o layout dos apartamentos tornou possível oferecer grandes espaços de estar. Espaços de armazenamento junto às galerias fornecem aos inquilinos espaço extra de armazenamento que é bastante versátil. As coberturas dos blocos menores são ocupadas pelo pavimento superior dos apartamentos de dois andares.
A lógica do processo de projeto pode ser observado nos detalhes. O revestimento metálico, as escadarias e lâmpadas de inspiração industrial contrapõem tons mais quentes das esquadrias das janelas em madeira e as molduras de portas e galerias.
Uma faixa construída ao longo da quadra acomoda alguns apartamentos de três pavimentos. Sua fachada em ardósia-cinza é emoldurada por uma fileira de árvores plantadas em um jardim que dá para as varandas. Aqui também os apartamentos percorrem toda a extensão do edifício, com a luz e ventilação natural que entra do núcleo central do bloco.
As casas de três pavimentos possuem as maiores dimensões. Seus altos blocos estão separados para que a luz natural entre até nos banheiros e nos patamares das escadas. O exterior dos blocos possuem uma coloração de ardósia-cinza para garantir que as plantas se sobressaiam mais que os edifícios. Os vazios entre os blocos são brancos, para trazer maior claridade para os jardins. As coberturas dos térreos são todas ajardinadas para evidenciar o sentimento natural dos pátios centrais.