- Ano: 2014
-
Fotografias:Nelson Garrido
Descrição enviada pela equipe de projeto. O cliente queria ampliar seu apartamento de dois dormitórios e assim adquiriu mais apartamentos no mesmo prédio - um acima e outro ao lado - com o objetivo de conectá-los, criando espaços sociais e íntimos, mais generosos e flexíveis.
O apartamento do pavimento superior possuía uma sala com uma pequena varanda e uma despensa no sótão, sem luz natural ou ventilação. Havia uma única porta que conectava o sótão a sala de estar e varanda pequena que tornava o espaço sombrio e abafado. O cliente queria transformar esse apartamento em uma suíte com banho turco, sala de estar e uma pequena cozinha para permitir-lhe descansar, ler ou trabalhar sem ter que ir até o principal espaço social no andar de baixo.
Nós aumentamos a janela da varanda, abrindo uma grande claraboia no sótão e derrubamos a parede entre a sala de estar e sótão. De repente, o apartamento sombrio foi inundado de luz desde o amanhecer até o pôr do sol. Queríamos que a luz da varanda e da claraboia alcançasse todos os espaços e assim, em vez de dividir a suíte com corredores e portas, posicionamos todos os espaços em uma seqüência linear, divididos por filtros ajustados para cada condição: vidro reflexivo, vidro transparente, cortinas translúcidas e cortinas black-out. Cada espaço tem a sua própria materialidade: piso sintético na sala de estar, mármore no banho turco e madeira na suíte.
As condições naturais e artificiais de luz, bem como as mudanças de vedações - abertas, fechadas ou sobrepostas - influencia na sua aparência: em momentos diferentes, o mesmo espaço pode ser reflexivo e opaco, luminoso e transparente ou nítido ou turvo.