- Área: 72 m²
- Ano: 2010
-
Fotografias:Koji Fujii / Nacasa&Partners Inc.
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta é uma casa para um casal com problemas de audição e duas crianças.
O terreno localiza-se em uma área residencial densa em Itabashi-ku, Tóquio, e suas laterais confrontam-se com ruas estreitas. Três gerações viviam na casa principal construída há cinco anos, mas esta tornou-se muito pequena, então uma segunda casa, em um terreno próximo, foi projetada.
A casa é uma "caixa" simples que compreende dois pavimentos acima do solo: duas pequenas salas no primeiro pavimento, uma ampla sala no segundo pavimento e uma cobertura. Pequenas janelas de 20x20 centímetros foram colocadas aleatoriamente nas paredes, pisos e telhado. Estas pequenas aberturas também servem para que os ocupantes possam se comunicar uns com os outros pelo piso e pelas paredes. Através destas pequenas aberturas, as crianças podem conversar entre si, e os pais e as crianças podem conversar em língua de sinais.
Às vezes, as crianças jogam carrinhos de brinquedo para alertar os pais. As aberturas nas paredes traz iluminação e ventilação natural para o interior e funciona como uma "ferramenta de comunicação" entre o pequeno jardim e a casa.
Além disso, algumas destas aberturas são agrupadas para permitir que plantas cresçam desde o primeiro pavimento e ramifiquem-se até o segundo pavimento.
Estas pequenas perfurações funcionam como canais para a família, plantas, ventilação, iluminação e comunicação, livremente expandindo-se por todo o interior e o exterior desta pequena casa retangular.
Originalmente publicado em 11 Novembro, 2014