Em comemoração dos 30 anos da Fondation Cartier pour l’art contemporain, o escritório Diller Scofidio + Renfro criou uma exposição interativa que estimula os visitantes a experienciar o edifício de vidro e aço projetado por Jean Nouvel de um modo completamente novo.
“O edifício da Fondation Cartier, projetado por Jean Nouvel, será usado como matéria prima para a obra, a primeiro na história da instituição. Musings on a Glass Box é uma obra complexa que ocupa todo o térreo da Fondation Cartier, onde uma alteração no forro desencadeará uma reação de surpresa. O resultado é um ambiente imersivo que inclui um componente acústico - desenvolvido pelo compositor americano David Lang e pelo designer de som Jody Elff - e que trabalha com a arquitetura do edifício para levantar questões sobre transparência, percepção e a relação com o espaço.
Uma declaração de Diller Scofidio + Renfro, a seguir.
“Os distintos espaços expositivos de vidro de Jean Nouvel na Fondation Cartier têm sido uma provocação para artistas e curadores há duas décadas, derrubando as convenções da galeria 'caixa branca' e estendendo os limites da arquitetura. As grandes paredes transparentes do edifício ocupavam a vanguarda da tecnologia do vidro na década de 1990, aspirando a um dos maiores objetivos do modernismo: desmaterializar a parede e conectar completamente o interior e o exterior", comentou Diller Scofidio + Renfro.
“Musings on a Glass Box esvazia as galerias do térreo para colocá-las em evidência. Suas qualidades visuais e acústicas são intensificadas através de poucas intervenções dispostas estrategicamente nos sistemas hidráulico, elétrico e de fachada do edifício. Usando o clichê da negligência aparente, o projeto começa com um único e malicioso vazamento no forro. Uma resposta vem com a ajuda de um balde, um refrão, sensores, robótica, comunicação remota, vídeo e processamento de som em tempo real. As duas galerias no térreo se interconectam num circuito. Pequenos gestos na grande galeria são amplificados na menor, fazendo o familiar parecer estranho e tornando o banal grotesco."
Title
Musings on a Glass BoxWebsite
Organizers
From
25 de Outubro de 2014, 08:45Until
01 de Novembro de 2014, 17:45Venue
Fondation Cartier pour l’art contemporainAddress
Fondation Cartier pour l'Art Contemporain, 261 Boulevard Raspail, 75014 Paris, France