O partido
O partido surgiu depois que um grupo de amigos escolheu o nome do bar. Inspirados na banda Velvet Underground (caracterizada por um estilo experimental, pouco comercial para a época) veio à tona o norte do trabalho.
Totalmente inspirado na The Factory, atelier do artista plástico Andy Warhol e maior incentivador da banda, (ele se dizia cansado da pintura e promovia incursões por outros campos artísticos como a música e o cinema). O Velvet 36 Rock & Roll Bar tem, do lado fora, um ar de arte abandonada, mas que se mostra inspiradora e inovadora quando se atravessa o portal de entrada.
Implantação
O desafio era tornar um cubículo escuro e escondido num espaço agradável e convidativo
A escolha dos materiais
Mais do que nunca a The Factory serviu de base de pesquisa. Andy estava instalado numa fábrica abandonada de Nova Iorque que ele reformou por dentro com matérias futurísticos como espelhos, materiais prateados, muito aço. O que nós fizemos foi usar materiais mais contemporâneos como o marmoglass e o inox pra reproduzir esse ar com elementos mais modernos que os da época (vale lembrar que o sofá com capitone que atravessa o bar de um lado ao outro é de veludo, uma referencia à banda).
Outro recurso imprescindível no projeto foi o uso do espelho nas paredes, tetos e nas mesas de centro. Foi uma forma de retratar a reflexão múltipla de imagens confusas nos três prismas e sem um ponto de referência (quase uma labirintite) em homenagem aos artistas frequentadores da The Factory, (movidos a metanfetamina), pois acreditamos que era assim que eles viam o lugar. O lavabo também é unissex, pois não havia essa distinção de sexo entre esses artistas.
Para nós, isso é arquitetura, a convivência harmônica entre o novo e o velho, o que já foi usado e o que é proposto, o ontem e o amanhã.