-
Arquitetos: Atelier d'Arquitectura J. A. Lopes da Costa; Atelier d'Arquitectura J. A. Lopes da Costa
- Ano: 2013
-
Fotografias:Manuel Aguiar
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa surge-nos como dois volumes sobrepostos e encimados por um elemento triangular (caixa de escadas de acesso ao terraço).
O volume inferior, mais transparente e mais “frágil”, apoia o volume superior mais opaco e com aberturas mais ritmadas, onde pontuam pequenos volumes (a sul) - as varandas.
A construção adota a implantação prevista no loteamento, sendo o piso superior ligeiramente desfasado do rés-do-chão, para criar alguma animação volumétrica, proporcionando zonas de abrigo e de sombra.
A habitação, mais fechada a Norte, abriga a entrada que se faz através de um percurso pavimentado que conduz igualmente à garagem.
Volta-se essencialmente a Nascente e a Sul, às vistas sobre a ria e ao sol. A Poente foi criado um pátio de serviço de apoio à cozinha e lavandaria.
No Rés-do-chão, com vistas sobre a Ria e a piscina a Nascente e bastante aberta a Sul, situa-se a sala de estar. Contigua e com comunicação direta com esta, foi localizada a sala de jantar, que cria um contínuo de transparências sobre os pátios exteriores de Poente a Nascente. A cozinha e a lavandaria voltam-se ao pátio a Poente.
No piso superior, o escritório ocupa uma localização privilegiada, usufruindo de uma forte relação visual com a ria. Os três quartos voltam-se a Sul, numa modulação ritmada e acentuada pelas varandas individuais que servem cada quarto.
Foi ainda criado um acesso à cobertura, onde se pode usufruir das vistas e de uma jacuzzi aí localizada. Esse acesso é marcado por um elemento triangular que acompanha as escadas, constituindo um elemento escultórico que se procura assemelhar às velas que navegam na ria.