-
Arquitetos: Ecker Architekten
- Área: 1760 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Brigida González
Descrição enviada pela equipe de projeto. A muralha que rodeia a cidade de Babenhaus no sul de Hessen, Alemanha, surgiu no século XIII. Originalmente fortificada com sete torres e uma grande clareira ao redor do centro da cidade, duas torres e uma grande secção da parede ainda existem. Uma residência de cavalheiros, construída em 1544 incorpora fragmentos desta parede adjacente à Breschturm - ou "Torre Quebrada" - que ainda revela um buraco feito por uma bala de canhão disparada pelos suecos durante a Guerra dos Trinta Anos.
Perante este plano de fundo de história viva, Ecker Architekten foram convidados a projetar um jardim de infância e creche para proporcionar oportunidades sociais e educativas para as 130 crianças, de um a sete anos.
30 crianças na creche, entre 1 e 3 anos, ocupam a ala sul da nova instalação, e 100 crianças entre 4 e 7 anos recebem aulas e cuidados em quatro salas de altura dupla ao norte do terreno irregular.
Entre essas duas alas, encontra-se o coração do projeto, uma grande sala de ginástica multiusos e a cantina para as crianças, onde são servidas as refeições. Todos os principais salões possuem janelas do chão ao teto, o que permite vistas dos jardins e entorno histórico.
O edifício estende-se por todo o terreno e divide o espaço ao ar livre em áreas claramente definidas para atividades desportivas, brincadeiras, pesquisa científica e recreação tranquila.