-
Arquitetos: COBE
- Área: 1927 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Rasmus Hjortshøj
-
Fabricantes: Ruukki, Sto
Descrição enviada pela equipe de projeto. Cinco pequenas casas com revestimento de tijolos e telhados-jardim formam este novo jardim de infância em Copenhague. O jardim de infância abriu as suas portas em julho de 2014 e é o resultado de um concurso realizado em 2012, vencido pelos arquitetos dinamarqueses do escritório COBE em colaboração com arquitetos paisagistas da PK3 e os engenheiros da DAI.
"Com esse projeto, nós queríamos criar uma creche de classe mundial. O melhor ambiente possível para que os nossos filhos cresçam e que promova a aprendizagem e criatividade das crianças. Localizada em uma área histórica de Copenhague, que consiste principalmente em casas de repouso, fomos muito conscientes de assegurar uma coerência entre a zona histórica e a nova construção. Sendo um último destino para uma vida longa de muitas pessoas, a área é agora também um lugar onde as crianças crescem e começam suas vidas", diz Dan Stubbergaard, Fundador e Diretor de Criação da COBE.
Dan Stubbergaard continua: "É uma arte sensível adicionando o novo ao antigo em uma área histórica. Primeiro de tudo, buscamos entender as características da área e, em seguida, nós queríamos fortalecê-la, mas ao mesmo tempo, criar algo novo e contrastante. A fachada do jardim de infância é, por exemplo, uma clara referência aos edifícios da área, em tijolos vermelhos. Em vez de usar tijolos horizontais tradicionais, a fachada é composta por tijolos verticais criando uma continuidade entre os blocos e em torno do jardim e do parque infantil. Além de ser a envolvente do edifício, a fachada funciona, assim, como uma cerca para o parque infantil, proteção para os telhados e brise solar para as janelas. A fachada dá uma expressão uniforme e ao mesmo tempo cria uma interpretação moderna e coerente com a área." Ele continua: "O objetivo era criar uma casa que não só entendesse e mostrasse consideração para seu entorno, mas também contribuísse com algo novo e diferente."
O jardim de infância é composto por cinco pequenas casas de um a três pavimentos, todas com telhados-jardim. O lado de fora do jardim de infância parece uma aldeia para as crianças, mas seu interior é coerente e eficiente. Isso ajuda a criar um lugar que é pequeno, compacto e emocionante para as crianças, bem como funcional e flexível na vida cotidiana.