-
Arquitetos: Dietger Wissounig Architects
- Área: 5100 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Albrecht Imanuel Schnabel, Petra Rainer
Descrição enviada pela equipe de projeto. Desenvolvido para um concurso europeu anunciado pelo município de Nenzing, este ambicioso lar de repouso implicou um longo processo projetual no qual foram recorridas e incorporadas as visões para o edifício em relação à atenção e gestão expressada pela equipe de projeto. O resultado deste processo são duas diferentes unidades residenciais unidas para formar apenas um edifício. Cada unidade conta com oito a dez flats de acolhimento residencial e estão construídas ao redor de uma área de estar central na forma de um átrio "jardim" climatizado de dois pavimentos. As fachadas relativamente fechadas dos níveis superiores são revestidas com abeto prateado sem tratamento.
As habitações dos residentes abrigam uma certa novidade. Desde o entorno familiar de um pequeno apartamento com uma sala de estar e dormitório e a criação de um flat de atenção residencial que consiste numa pequena sala com janela, com um dormitório e um banheiro, necessitando um pouco mais de espaço que os outros flats padrões. O posicionamento da área de estar central permite um fácil acesso para os residentes e funcionários. Os materiais naturais, assim como a luz natural que entra pelo teto do átrio criam espaços compartilhados e facilmente navegáveis. A distribuição das unidades residenciais permite aos residentes mais hiperativos caminhar pelo edifício sem encontrar obstáculos importantes. "Desfrutamos vir à nova casa" dizem os funcionários, mostrando contentamento com o novo conceito espacial que lhes permitem mais tempo para cuidar dos residentes.
O projeto da casa - a arquitetura - cria um fundo de calma e estabilidade à vida no lar. Por trás do desenho flexível encontra-se uma construção muito funcional com normas de habitações passivas e tecnologias atuais. Uma interface agradável entre o lar e a arquitetura contemporânea.