-
Arquitetos: T3arc
- Área: 440 m²
-
Fotografias:Luis Gordoa
Descrição enviada pela equipe de projeto. Numa antiga casa com um terreno extenso e com dois acessos, levando em conta a localização das árvores existentes e da orientação, projetamos um pequeno edifício com locais comerciais para alugar. Com um orçamento baixo, decidimos dividir e tomar do jardim (sobre o extremo de maior fluência veicular) aproximadamente 400 m².
No térreo, dividimos de forma modular a estrutura para conseguir três locais de dimensões iguais, com altura dupla e com a possibilidade de serem alugados juntos (o que aconteceu com o Café que atualmente ocupa o espaço).
No pavimento superior, encontra-se um ateliê de arquitetura com dimensões aproximadas de 200 m². A estrutura geral é de concreto. Em geral, era pretendida uma arquitetura simples e econômica que permitisse uma rápida construção e um melhor aproveitamento do espaço exterior.
O objetivo mais importante era o de gerar um novo jardim à casa e que não fosse afetado pelo edifício que possui 8 metros de altura. Assim, dividimos o jardim com um muro de pedras da região que permite a ventilação e iluminação indireta no pavimento superior.
O jardim permanece com uma ótima dimensão e o edifício parece estar ali deste o princípio. Uma linha de árvores na frente do terreno protege o edifício do sol enquanto permite que os terraços do térreo possam ser aproveitados. O edifício se perde no contexto e dá um respiro à rua que com banquetas contínuas compartilha suas árvores com os vizinhos.