-
Arquitetos: NAN Arquitectos
- Área: 49 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Iván Casal Nieto
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto começou com duas dificuldades. Ajustar o programa numa área muito limitada de 50 m², o que nos obriga que ante um projeto tão compartimentado os espaços comuns sejam otimizados de maneira que seja possível ganhar espaço de trabalho e gostaríamos de evitar espaços muito reduzidos, ao possuir duas fachadas exteriores que deveriam ser exploradas de maneira que descongestionassem todo o espaço.
Por outro lado, tivemos que trabalhar com um edifício de grande valor histórico, assim, após várias conversas com a Administração Pública, optamos por uma solução que nos ajudou a enfatizar a fachada respeitando o aspecto tradicional.
Para fazer isso, optamos por uma cerca aberta aberta para evitar um aspecto agressivo. A divisão foi feita de acordo com a divisão tradicional das antigas casas galegas e escolhemos a cor branca para continuar com a cor principal do interior.
Nos interiores, foram utilizados diferentes materiais e luzes (naturais e artificiais).
O desafio mais importante era fazer uma intervenção no patrimônio de um modo responsável.
A pele de aço indica, através de seu volume, as áreas operacionais da clínica, juntando-as com a parede original de pedra.
O piso e a cobertura metálica nos ajudar a perceber uma área limpa e asséptica, a sala de espera e recepção possuam materiais como madeira e tecido, a fim de criar uma área mais amigável.
Com este projeto procurou-se enfatizar os aspectos tradicionais de um ponto de vista contemporâneo.