-
Arquitetos: Figueroa.ARQ; Figueroa.ARQ
-
Fotografias:Nelson Kon
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto nasce da solicitação de reforma de uma casinha de vila dos anos 40, na Barra Funda. A casa em questão já apresentava um estado de grande descaraterização e de má conservação. Externamente, consideramos que o mais adequado seria interferir de maneira contemporânea, marcando as novidades, porém, tentando recuperar proporções que valorizam a vila, dando a possibilidade aos vizinhos de repensar o que estão fazendo nesse processo de descaracterização do conjunto da vila.
Como pode ser visto nas plantas do existente, a casa era extremamente compartimentada. Isso tornava a casa pouco iluminada e, consequentemente, úmida. A nossa proposta parte da liberação máxima do térreo, transformando o modesto lote de 4x16m em um lugar generoso, iluminado e ventilado. Optamos por desenhar e qualificar um vazio integrador que permeia toda a casa.
A cozinha passa de uma condição compartimentada e de serviço para uma condição integradora, de sentido comum e social. Optamos por organizar a cozinha de maneira linear, paralela a divisa, promovendo uma grande integração com o pátio.
Pablo Neruda já tinha escrito sobre a poética do Pátio: “O Pátio é um lugar maravilhoso, é onde a Terra e o Sol se encontram ao meio-dia”. O que torna um pátio um lugar especial passa pela escolha adequada da proporção espacial e pelo sentido integrador ao qual ele é idealizado.
O andar superior é composto por dois dormitórios nas extremidades do terreno e um banheiro generoso no meio. Entre eles, temos dois vazios: um interno e outro externo. O vazio interno recebe a escada que conecta os dois pavimentos da casa. No externo, pátio e jardim vertical.
A conexão entre os quartos e o banheiro se dá por passarelas metálicas leves e vazadas que fortalecem a ideia de termos o vazio como elemento integrador.
A luz para nós é sempre um elemento de desenho, seja ela natural ou artificial. Os Vazios em nossos projetos possuem sempre estas duas condições lumínicas.
O quarto principal foi tratado com a mesma generosidade e simplicidade do restante do projeto.
A conexão com o quarto de hospedes se dá por uma passarela aberta e integrada ao Pátio e ao Jardim Vertical. Como nas casas de Tadao Ando, o hóspede se relaciona com as condições da natureza para ter acesso aos seus aposentos.
Ao mesmo tempo, ter a passarela aberta neste Vazio Exterior que é o Pátio também garante uma condição muito melhor também para o jardim e para quem usufrui do próprio pátio.