- Área: 670 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Adrià Goula
Descrição enviada pela equipe de projeto. A construção de equipamentos de utilização colectiva tem-se tornado cada vez mais significativa, numa perspectiva sustentável de crescimento urbano, fundamental para uma melhor e mais clara organização socioeconômica. O Complexo de equipamentos da Casa do Povo da Maia, no qual se inserem dois edifícios: uma Creche e um Centro de dia/Ludoteca, surge, desta forma, enquanto plataforma social e educativa, bem como de convívio e apoio comunitário.
A concepção arquitetônica adotada assenta, também por isso, na utilização de referências volumétricas locais, que julgamos essenciais para o estabelecimento do equilíbrio entre os valores estéticos contemporâneos e os modelos de origem tradicional, numa perspectiva de contribuir para o crescimento urbano e equilibrado da Maia. Esta surge assim, inspirada nas composições das antigas instalações da fábrica de tabaco da Maia. Coberturas alongadas de duas águas que se encontram e se repetem, retomam a estética de uma tipologia arquitetônica simples e objectiva, antes utilizada em edifícios onde a funcionalidade constituía o ponto fundamental na organização espacial arquitetônica, e que agora aqui revisitada procura estabelecer uma ponte com as memórias e criar novos espaços e ambientes.
O edifício destinado à creche está projectado integralmente no piso térreo, composto por uma solução volumétrica projectada de modo a criar um pátio exterior semi-coberto onde as crianças poderão praticar actividades lúdicas ao ar livre.
No que se refere à implantação do edifício, optamos por orientar os volumes projetados segundo um eixo Sul/norte, de modo a garantir uma exposição solar mais controlada e simultaneamente disponibilizar zonas exteriores vivenciais parcialmente abertas sobre a paisagem envolvente.