Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício possui raízes em um terreno urbano não estruturado feito de espaços vazios (parques infantis, amplas avenidas) e edifícios como objetos de desenvolvimento urbano modernista (blocos de moradias municipais, academia e escola).
O edifício da Academia de Música remete a uma "caixa de música", sólida e discreta, com suas paredes de tijolo, e bonita por seu revestimento de liga de ouro e cobre.
Sua forma corta harmoniosamente o horizonte. O ritmo de suas aberturas de ouro pontua as fachadas, dependendo da sua orientação e da necessidade de luz natural.
Este equipamento público cria uma identidade e homogeneidade no seu entorno e nos edifícios do bairro.
Os dois materiais principais utilizados para as fachadas do projeto são tijolo escuro e cobre que completam um ao outro sem luxo e nem protocolo aparente:
- O tijolo escuro remete à permanência da instituição;
- A liga de cobre e alumínio (Tecu Gold), revela a sensualidade e a plasticidade na arte de ensinar.
O projeto cria atmosferas, escalas, práticas e vários espaços em um só volume. A identidade da sede estará associada a sua função criativa com efeitos precisos e proporções, ritmos e tensões.
A vocação múltipla destas instalações culturais é sugerida por sua fragmentação. Revela diferentes tipos de ensino, cria sensações transversais e interstícios que permitem a difusão de luzes indiretas dependendo dos dias e das estações. Os contrastes entre diferentes ambientes contribuem para dar uma identidade a cada atividade (estúdio de dança, escola de música) e sua identificação dentro do centro:
As aberturas e as luzes dos estúdios de dança, o interior da academia de música que cria diferentes tamanhos e alturas nos espaços, todos eles voltados para um pátio. O fácil acesso a sala multiuso, situada em frente a entrada principal, desfrutando de um pé-direito duplo com uma relativa independência, são alguns dos principais aspectos que fazem parte do projeto.
As fachadas planas e ásperas dividem-se em longos trechos que revelam um material de ouro, leve e reflexivo, que brilha através das placas de aço perfuradas. O ambiente externo diurno e noturno do edifício se estabelece entre o tijolo escuro e o cobre dourado.
Os materiais das duas fachadas completam-se mutualmente de forma harmoniosa: carvão cinza e ouro, superfícies absorventes e reflexivas, porosidade mineral e brilho metálico sintonizam-se com exatidão, como a prática musical também requer.