O calor da madeira
O projeto é realizado numa pequena cidade de La Cerdanya. Situado na ladeira norte e orientado ao sul, um denso núcleo rural formado por cerca de 20 casas, é rodeado por campos e prados onde a agricultura e pecuária são as atividades principais. As impressionantes vistas fazem deste entorno um paraíso natural.
A maioria das construções da vila são formadas ao redor de uma era. Vendo a estrutura do povoado, vemos as antigas construções que formavam conjuntos habitacionais, palheiros e antigas celeiros, que rodeavam estes espaços exteriores e assim organizavam suas construções.
Um destes grupos de construções formados por um palheiro, um celeiro, um armazém, uma pequena residência e um "badiu", pertenciam a nosso cliente que queria reabilitar o espaço e convertê-lo numa residência própria e vários pavilhões para hóspedes.
Os volumes das construções existentes foram mantidos, reabilitando suas fachadas e coberturas, e redistribuindo todos os espaços interiores. O "badiu" é um grande espaço coberto e aberto, que foi reabilitado mantendo as antigas treliças que suportavam a cobertura mediante um sistema de cobertura no qual não há material de ligação entre a madeira e as telhas.
No interior da casa surgem diversos ambientes e áreas de estar para hóspedes que foram tratadas através da conservação de algumas paredes de pedras, revestindo outras de madeira, usando elementos de ferro de suporte e combinando o pavimento de madeira com azulejos hidráulicos. A ideia é gerar espaços amplos, num entorno rural, onde as vistas privilegiadas do entorno formam parte do interior.