-
Arquitetos: Luiz Volpato Arquitetura
- Área: 9019 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Silvio Aurichio
-
Fabricantes: Deca, Enclimar Ar Condicionado, Enel Eletrotécnica, Itaim Iluminação, Stahl, Tecmetal, Tuper S/A, thyssenkrupp
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno se localiza em uma zona industrial na cidade de São José dos Pinhais (Região Metropolitana de Curitiba).
O programa do complexo industrial apesar de extenso é bastante simples, gerando um partido e uma ocupação objetiva que é orientada por um eixo que cruza o terreno longitudinalmente.
Para facilitar a circulação dos veículos pelo complexo, optou-se por cruzar o terreno uma via à outra conectando as duas frentes. De forma automática essa conexão entre as duas ruas setorizou o complexo. No setor a oeste estão às atividades diretamente ligadas á fabrica e no setor leste estão estacionamento, um bloco de restaurante e um conjunto de barracões que serão utilizados para expansão futura.
Na primeira etapa de construção foi executado apenas o setor oeste e a via central.
Em um grande bloco metálico são desenvolvidas as atividades de produção e engenharia. Como o setor de fábrica e o setor de projetos estão em constante diálogo, optamos por condensar as atividades num mesmo bloco. Para denotar os diferentes usos cria-se uma linha tênue entre produção e projeto, percebida na edificação através das aberturas que ocorrem até o eixo 04.
A entrada principal é demarcada de duas maneiras. Primeiramente existe uma grande subtração no bloco administrativo, o que lhe confere distinção visual para quem observa de longe, além de prover farta iluminação natural. Em um segundo momento e de maior proximidade, existe uma marquise justaposta à guarita que se estende próximo à entrada de veículos e conduz o visitante até a recepção e, do outro lado abriga vagas cobertas para a diretoria.
Ao cruzar a porta de entrada o visitante se depara com um grande hall de pé direito duplo e uma imponente escada pendurada desde a cobertura, que conecta os pavimentos superiores que são destinados às áreas diretivas da empresa e o setor administrativo. No térreo, a conexão entre a recepção e a área de projetos é composta por salas de reuniões moduláveis com acessos simultâneos para anfitriões e visitantes. Internamente buscou-se estabilidade visual com poucos revestimentos, trazendo a força dos elementos estruturais em aço e comunicação visual acentuada.