O escritório designcamp moonpark dmp venceu um concurso para projetar o novo centro artístico e cultural em Asan, Coreia do Sul. A proposta vencedora, inspirada em uma "escultura reverberante", apresenta um equilíbrio de cheios e vazios e conta com dois teatros em um edifício cultural que emoldura um jardim e uma praça cívica.
Mais sobre a proposta vencedora, a seguir.
Um grande jardim (Madang) conforma a entrada do terreno que, em sua localização abaixo da entrada do teatro, pode abrigar festivais e diversos eventos públicos. A uma pequena distância, o Museu Popular e o Centro de Cultura Jovem oferecem espaços para usos mais formais. Um "corredor cultural" delineia o limite do Madang e se conecta com a praça para ativar o espaço com usos públicos.
O auditório serve tanto para conectar como para separar os dois teatros. Um saguão integrado apresenta as mesmas funções - ele conecta os dois teatros com um único hall, mas divide os dois espaços com a distância necessária para evitar interferências acústicas. O parte posterior do complexo dos teatros se integra com o corredor, criando uma área de carga e serviço. O terceiro pavimento, chamado de "Forest Level" [Nível da Floresta], se separa em duas massas individuais e abriga espaços verdes, salas de ensaio e escritórios. O auditório principal se localizará na nova orla e terá belas perspectivas para o entorno.
As dobras da fachada foram concebidas para deixar sugestões visuais da paisagem.
Concurso
Asan Cultural Art CenterPrêmio
Primeiro LugarArquitetos
Arquiteto responsável
Hokeun Oh, Seungchul HanArquiteto do projeto
Sehwan ParkGestor do projeto
Jongin ParkEquipe de projeto
Hyekyung Ju, Mihui Lim, Dosung Choi, Hyunsoo Kim, Junghyuk Seo, Sanghwan Jung, Junghwa Lee, Sungkwan Cho, Kyungmi Jung, Dogyun KimAcústica
SETECHEngenharia estrutural
I’STEngenharia mecânica
Hanil mecCG
Lay-us graphicsModelo arquitetônico
Miso modelDesign editorial
Godo DesignAno do projeto
2014Fotografias