-
Arquitetos: JOHO Architecture
- Área: 179 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Namgoong Sun
A Geometria do Tempo
Em essência, a reforma consiste em cobrir uma propriedade material com outra propriedade material. Em outras palavras, é o trabalho de reinterpretar o significado sentimental da propriedade material existente com uma nova sentimentalidade.
O espaço é ocupado por alguém, mas o traço de memórias pelo espaço e tempo se mantém no espaço físico, não o lugar. Este é o motivo da arquitetura ser o objeto de medo e escuridão ao mesmo tempo. O espaço evidencia as memórias do passado nas impressões do tempo que são reinterpretadas por alguém que vive no presente. Se existe geometria nas propriedades dos materiais, como ela poderia ser e o que deve ser?
Novo Espaço Sentimental: A Geometria do Tempo
O cliente nos chamou imediatamente após adquirir o terreno, e eu marquei uma reunião sem hesitar, como se conhecesse os proprietários.
O cliente, um produtor de comerciais para televisão, possuía princípios fortes em relação à arquitetura e exigências claras para os detalhes para os concretizar. Então pensei que os arquitetos criam arquitetura, mas clientes é que criam os arquitetos. Ele exigiu a remodelação da casa existente em espaços de escritórios com um novo tipo de sentimentalidade sofisticada coberta com materiais modernos. Que tipo de formas e materiais são necessários para renovar com sentimentos modernos uma casa de tijolos que possui décadas de existência?
A Geometria de Giwa e o identificador sentimental Giwa (telhas coreanas) é a ordem.
O telhado em Giwa é um sistema de um tipo de ordem geométrica. É uma combinação de unidades otimizadas para suportar a chuva e a neve e um sistema econômico para construir o formato das águas da cobertura. Essas telhas se emparelham para criar uma sofisticação tátil e de textura. No entanto, essas telhas sofisticadas Giwa algumas vezes são localizadas nas fronteiras ambíguas. As figuras curvas se agrupam para constituir os formatos curvos e a geometria triangular das divisões das águas reconstroem a ordem do passado. Como compreender as regras criadas pela repetição dessa textura e geometria e reinterpretar atualmente a geometria destas unidades? Elas provém de uma combinação geométrica de identificação sentimental.
A geometria existente do Giwa vermelho e os tijolos contrastam com o cinza presente em alguns elementos de aço inox em termos de sentimentalidade material. Os diferentes princípios de geometria compartilham heterogeneidade e homogeneidade, e formam um ponto de contato ao mesmo tempo. É a tensão entre estes elementos coexistentes, e o ponto de equilíbrio criado pela sentimentalidade do tempo e espaço.
Reconstrução do Espaço e Expansão do Subsolo
A parte mais importante e a mais difícil de uma reforma é rever as medidas considerando o caráter comercial do espaço expandido. Isto significa o escopo e o orçamento de uma reforma e decide o futuro valor comercial da arquitetura. Considerando o orçamento limitado e a futura capacidade de adaptação e expansão, escolhi o espaço do sub-solo que pode ser expandido independentemente da metragem. Em outras palavras, garanti o espaço de estacionamento considerando o máximo de medidas virtuais para uma futura expansão.
Este espaço foi planejado para abrigar estacionamento e ser utilizado de diversas formas enquanto espaço externo conectado ao subsolo. Para proteger este espaço, uma padronagem de estruturas metálicas foi criado, alternando com o ritmo das vigas da cobertura e a pedra no piso. Unidades de iluminação LED foram inseridos na estrutura da cobertura para permitir várias atividades noturnas além dos espaços para o estacionamento. O fluxo horizontal das novas paredes externas em mármore conectam a área de estacionamento existente para usos diversos, como uma galeria. O espaço do subsolo foi utilizado ao máximo sem alterar a metragem quadrada. A casa existente teve o material de cobertura removido para ampliar o espaço para eventual aluguel comercial.
A Reconstrução da Geometria
Oitenta e sete blocos poligonais de aço inoxidável pintados de preto formam a unidade básica que fecha as paredes de alvenaria existentes. O exterior destes cubos de aço inoxidável é uma camada de revestimento feita de 530 triângulos e losangos. Em outras palavras, as 530 formas geométricas são divididas e reconfiguradas pelas placas furadas em triângulos superiores e inferiores, e aquelas triangulares cortadas a laser no centro. O padrão de cerca de 200.000 círculos e 15.000 padrões geométricos filtram a luz natural externa em diferentes quantidades e qualidades. A luz é reorganizada e o espaço é configurado. A memória do passado é reconfigurada pela geometria e ao espaço é dado o sentido do tempo pela mudança de luz geométrica.