-
Arquitetos: Luiz Volpato Arquitetura
- Área: 1552 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Silvio Aurichio
-
Fabricantes: AGF System, Atlas Elevadores, Deca, Enclimar Ar Condicionado, PERFILADOS PINHAIS, Schumar Construções
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno se localiza no ponto mais alto da Linha verde (BR 116) na cidade de Curitiba.
O edifício da nova sede do conselho da Triunfo foi uma intervenção projetada num pequeno espaço de terreno ao lado de duas edificações pré-existentes.
A edificação principal existente que abriga o setor administrativo da empresa, é composta por uma barra horizontal com dois pavimentos e por ter a sua mais importante fachada voltada para oeste, traz a presença de uma pele de vidro branca descolada das esquadrias da edificação, funcionando como um brise pleno.
Respeitando as edificações existentes, procura-se inserir a nova unidade com distinção, porém ao mesmo tempo respeitando e se integrando ao conjunto arquitetônico existente. A barra branca existente se prolonga na nova edificação e demarca o acesso de visitantes em nível e abaixo, abriga o estacionamento dos conselheiros da empresa. O primeiro andar abriga a recepção, o CCO (Centro de Controle de Operações do grupo) e salas de reuniões moduláveis, ficando para os 3 andares subsequentes, coerentemente hierarquizados, a disposição das salas dos conselheiros, salas de reuniões e um café, formando um bloco que se projeta em balanço enfatizando a entrada principal do novo edifício. Este bloco é totalmente revestido por uma pele articulável, conformado por chapas de aço galvanizadas perfuradas que permitem o completo controle da incidência solar e mantém a possibilidade de múltiplos visuais do deslumbrante skyline da Cidade à Oeste e a incrível vista da Serra do Mar à Leste, mesmo quando totalmente fechados.
A circulação vertical que articula o existente ao novo, se distingue dos outros dois elementos facilitando o entendimento dos fluxos. Destaca-se pelo tratamento rugoso da fachada em concreto aparente. Cria-se uma soltura sutil entre circulação vertical e volume dos conselheiros, gerando um espaço agradável no qual está localizado o hall de elevadores com perspectivas da cidade de Curitiba e da Serra do Mar.
Internamente o novo edifício trás espaços amplos e vazios, pé direitos variáveis, hierarquia de usos, transparência e ventilação cruzada contribuindo para o conforto dos usuários que desempenham as tarefas diárias na edificação.