-
Arquitetos: Klab Architecture
- Área: 250 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Panos Kokkinias
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma casa de 250 m² para uma família jovem em uma área quase rural de Atenas Paiania foi projetada em um terreno de 500 m². Como a primeira casa que seria construída nesse novo subúrbio mas não a última, tivemos que considerar empreendimentos futuros mas ainda sim, foi quase como projetar a partir de uma folha em branco. Devido à crise financeira, estes novos empreendimentos ainda não tem previsão de serem iniciados.
Nós concluímos que deveríamos tentar projetar paredes no térreo de tal maneira que permitisse a entrada de luz natural e ampla permeabilidade visual da casa, e fechar a casa a partir do exterior, criando ângulos que protegeriam a casa do vento frio do norte e ainda permitisse a entrada de luz do leste, oeste e sul. O posicionamento da casa foi pensado após considerar as diferentes opções dos empreendimentos futuros nos terrenos adjacentes. A flexibilidade da planta baixa segue os princípios da arquitetura vernacular em pedra grega, mas se diferencia no quesito leveza que propomos. É um jogo entre a leveza, vazio, transparência e volumes.
À essas paredes externas feitas em concreto aparente adicionamos três volumes que criaram os poços de luz e o suporte estrutural da casa. Elas se tornaram volumes vazios que acabam na cobertura como claraboias. O vazio se torna estrutura.
O pavimento térreo é conectado com o jardim através de aberturas e se torna o centro da vida da família. Os interiores e exteriores são conectados como as aberturas das janelas desaparecem dentro de cavidades da parede. Como está fora da cidade, a relação da casa com o jardim se torna muito importante e o projeto tentou criar qualidades diferentes para horas diferentes do dia e para diferentes sensações no espaço externo.
A disposição dos três cubos brancos criam uma pequena vila dentro da casa. Cada cubo foi projetado como o lar para diferentes membros da família. Esta é a parte privada da casa,
A casa em si se destaca na paisagem rural do subúrbio. É a primeira casa de uma área da cidade em expansão.