Descrição enviada pela equipe de projeto. Ganhamos um concurso da cidade de Komatsu, Ishikawa, para projetar um complexo de museu de ciência e centro de comunicação, que foi construído no antigo espaço da fábrica da empresa líder de construção e equipamentos de mineração, Komatsu Ltd.
A cidade de Komatsu desenvolveu-se como uma base industrial com foco em manufatura. Foi solicitado que nós mantivéssemos a "herança do espírito da manufatura" e "o interesse das crianças por esta área", e também que o novo edifício assumisse um papel de comunicador com outras áreas, em associação com a abertura do trem-bala japonês Hokuriku Shinkansen.
O complexo constitui de quatro "ondas" de baixa altura que se misturam com os edifícios baixos no entorno. O Museu da Ciência está sob as ondas e consiste em um teatro 3D, um centro de aprendizagem científica, um centro de promoção industrial local e um centro de incubação de novas tecnologias. Os terraços ondulados são cobertos por jardins para melhorar a eficiência térmica e para integrar a arquitetura com a paisagem, como um terraço jardim público que as pessoas podem utilizar.
As pessoas podem passear livremente dentro e fora das ondas e observar as exposições sob diferentes pontos de vista. A cobertura curva do último piso controla a luz e direciona a água da chuva para um reservatório, que é utilizado no plantio e irrigação do jardim. O edifício tem a intenção de estar em harmonia com a ciência e incentivar diversas descobertas científicas do visitante com atividades interativas.
O principal conceito de desenho é a torção 3D das ondas e do dinamismo orgânico que lembra o número ilimitado de seções transversais de uma tomografia computadorizada.