-
Arquitetos: Daniel Joseph Feldman Mowerman, Ivan Dario Quiñones Sanchez; Daniel Joseph Feldman Mowerman, Ivan Dario Quiñones Sanchez
- Área: 1823 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Ivan Dario Quiñones Sanchez
-
Fabricantes: Acesco, Argos, Calypso, Corona, Fiberglass Colombia, Guadua macana, Lfalum, Metalinox, Reforplas, Servimontajes y Suministros
Descrição enviada pela equipe de projeto. O centro de desenvolvimento infantil El Guadual proverá de maneira integral, educação, recreação e serviços de alimentação para 300 meninos e meninas entre as idades de zero e cinco anos, 100 mães gestantes e 200 recém nascidos no município de villa Rica, no departamento de Cauca, como parte da estratégia de atenção integral para a primeira infância do governo nacional "De Zero à Sempre".
O funcionamento do centro durante o mês de outubro de 2013 é o final de um processo participativo iniciado em fevereiro de 2011, que desde então buscou gerar na comunidade um sentido de pertencimento. Oficinas de projeto participativo com meninos e meninas, mães comunitárias, pais de família e líderes da comunidade foram os insumos de diretrizes para o projeto. A construção durou 9 meses e o custo total do projeto foi de 3.200 milhões de pesos (colombianos), completado com recursos de cooperação internacional, empresas privadas, investimento nacional e doações em espécie. Também empregou seus vizinhos oferecendo oportunidades de treinamento certificado na construção e cuidado da primeira infância, para mais de 60 homens e mulheres. Mais de 30 empregos diretos para os agentes educadores que haviam cumprido com sua educação para atender integralmente a primeira infância.
O Centro gerou um impacto urbano muito positivo, criando plataformas e zonas para pedestres muito generosas, um cinema ao ar livre e uma aula múltipla aberta para a comunidade, para ser usada nas horas que os meninos e meninas não estão, permitindo desenvolver diferentes atividades de interesse para a comunidade fora da jornada de trabalho e/ou nos finais de semana. Os espaços onde as crianças receberão cuidados foram pensados seguindo a metodologia Reggio Emilia, onde os espaços e as brincadeiras são os educadores dos meninos e meninas e assim, criam condições específicas focadas no desenvolvimento avançado da primeira infância.
As aulas possuem múltiplas entradas e saídas que permitem que as crianças experimentem o impacto de tomar uma decisão, também possuem banheiros que facilitam a experiência educativa tanto para os pequenos como para os agentes educadores, promovendo a autonomia ao tomar a decisão de ir ou não, e não ter que esperar que os levem.
O projeto é um exemplo de construção de baixa tecnologia, responsável com o meio ambiente e duradoura através do tempo. As estratégias de coleta de água da chuva, uso de luz e ventilação natural, orientação das aulas de acordo com o sol e o vento, o uso de materiais locais e recicláveis, a reinterpretação de técnicas tradicionais de construção e a criação de espaços públicos e culturais como parte do esquema geral do Centro, são todos fatores que contribuirão com o funcionamento exitoso do centro.
A textura das paredes em concreto ocre com forma de esteira foram definidos pela comunidade como maneira de recordar suas construções em taipa de pilão que já não existiam mais e estão sendo replicadas em construções do Município, as garrafas recicladas que estão sendo utilizadas para cobrir o adobe que formam o fechamento do centro surgiram a partir de um projeto comunitário onde todo o município participou na coleta e pintura, com a finalidade de protejer o adobe da exposição a água da chuva.
El Guadual também está se transformando em um novo centro de desenvolvimento municipal, onde a educação, as artes e todas as gerações estão se misturando para criar um ambiente positivo para o cuidado dos membros mais jovens da sociedade.