-
Arquitetos: Barbosa & Guimaraes Architects
- Área: 2230 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:José Campos
Descrição enviada pela equipe de projeto. Na Foz do Douro, local mágico onde as águas do rio se fundem no mar, honrando a história e tradição de um povo intimamente ligado à navegação marítima, projeta-se a construção de uma nova marina.
Instalado na margem de Gaia, este novo equipamento, ultrapassa claramente a sua componente náutica, criando um conjunto de serviços e atividades complementares, relevantes para a valorização econômica e social do tecido urbano em que se insere.
A organização e hierarquização deste novo espaço é conseguida através da implantação de três novos edifícios. Um edifício linear, que se estende ao longo do parque de estacionamento existente, definindo a fronteira entre o peão e o automóvel, em equilíbrio com dois edifícios perpendiculares que se suspendem no talude, articulando os percursos à cota alta com o percurso marginal existente à cota baixa.
A implantação destes três edifícios, gera um ponto de tensão, que define uma praça, centralidade de todo o conjunto. Distribuído por uma volumetria de dois pisos, o edifício longitudinal integra a recepção, os balneários, as oficinas, os gabinetes de administração, secretariado, duas salas de formação, sala de eventos e um conjunto de espaços comerciais.
Os dois edifícios perpendiculares, também com uma cércea de dois pisos, serão ocupados por um restaurante no primeiro edifício e um spa/ginásio no segundo edifício.