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Arquitetos: Entre Nos Atelier
- Área: 480 m²
- Ano: 2013
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Fotografias:Pamela Zamora
Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado em Nicoya, província de Guanacaste, Costa Rica, o projeto faz parte do programa nacional da Rede de Assistência. Tal programa busca prover Centros de Assistência e Desenvolvimento Infantil (CECUDI), de crianças entre 1 a 12 anos em comunidades vulneráveis ou de recursos escassos.
A proposta está contida em menos de 500 m². No pavimento térreo há a área administrativa, refeitório e salas com divisões retráteis que podem ser integradas em um grande salão. No primeiro pavimento existem áreas abertas de caráter multifuncional. O anterior busca providenciar espaços de suporte comunitário; além de cumprir com as necessidades de um CECUDI, também pode funcionar como um local de reunião, intercâmbio e convivência para impulsionar projetos próprios a partir da autogestão comunitária.
Entre as estratégias de projeto, foi decidido modular a estrutura principal abaixo do padrão das medidas convencionais de materiais de construção; para um uso eficiente dos recursos, que seja fácil de replicar e facilite a integração entre as áreas. Além de responder a uma lógica funcional, a "integração modular" pretende, em um clima quente e seco, conter espaços semi-abertos com fechamentos porosos de "estrutura pré-fabricada" que facilita a ventilação cruzada. No mais são projetados beirais para garantir a sombra adequada, um segundo nível aberto que serve como colchão de amortecimento térmico nas horas de pico, e lonas sobre a cobertura que funcionam como guarda-sóis de teto devido ao forte impacto da radiação solar direta.
Vale destacar que o projeto do CECUDI de Nicoya surge a partir da iniciativa da Fundação Holcim (Instituto Holcim Costa Rica), que confere ao Entre Nos Atelier desenvolver um manual de projeto para o programa da Rede de Assistência. O Manual representa um esforço integrador que junta o trabalho, opiniões e critérios de diferentes instituições do Estado, como o Ministério da Saúde, Educação, entre outros.
É, finalmente, uma ferramenta de trabalho que informa desde a parte cognitiva da criança, o programático-funcional, até estratégias de projeto de acordo com a região climatológica em que se localiza um determinado projeto. Tudo o que precede como uma alternativa para um manejo eficiente dos recursos do Estado, com projetos arquitetônicos mais sensíveis à seu contexto.