![Teatro e Auditório em Poitiers / JLCG Arquitectos - Imagem 1 de 20](https://images.adsttc.com/media/images/5013/3150/28ba/0d0e/f000/054a/newsletter/stringio.jpg?1414582749)
Descrição enviada pela equipe de projeto. Decidir o que é essencial em um determinado programa para um determinado lugar deve ser o objetivo principal de cada projeto de arquitetura - e nada mais. Isso pode ser ainda mais válido quando um edifício público está em questão, uma vez que envolve uma forte e vibrante interação com a cidade como um "trabalho em andamento".
![Teatro e Auditório em Poitiers / JLCG Arquitectos - Imagem 5 de 20](https://images.adsttc.com/media/images/5013/311e/28ba/0d0e/f000/0540/newsletter/stringio.jpg?1414582761)
A edificação deve ser a mais simples possível, desempenhando um papel distintivo como catalisador e de apoio às atividades e eventos artísticos, e contribuindo para a interação social. Ela deve ter uma presença e imagem clara e forte mas discreta na cidade, transmitindo informações sobre seu próprio conteúdo que pode ser lido em diferentes níveis.
![Teatro e Auditório em Poitiers / JLCG Arquitectos - Imagem 6 de 20](https://images.adsttc.com/media/images/5013/3125/28ba/0d0e/f000/0541/newsletter/stringio.jpg?1414582765)
O Mais Simples Possível
A plataforma de calcário aberta ao público garante uma continuidade espacial com a cidade e uma homogeneidade do material com o ambiente. Ligeiramente suspensos acima se encontram os volumes em paralelepípedo do edifício, cobertos com vidro fosco branco. Esta pele dupla - concreto / vidro - foi o único "luxo" em que mergulhamos, já que funciona como um mediador e permite as mutações no exterior do edifício - de cor, luz, imagem...no interior, a possibilidade de comunicação.
![Teatro e Auditório em Poitiers / JLCG Arquitectos - Imagem 4 de 20](https://images.adsttc.com/media/images/5013/3119/28ba/0d0e/f000/053f/newsletter/stringio.jpg?1414582758)
O Auditório
Projetar um hall exclusivamente dedicado à música contribuiu para um resultado acústico e arquitetônico ideal.
A forma tipológica do hall é o de uma caixa de sapatos, um grande espaço retangular com uma área de estar plana. Este modelo - uma tipologia herdada de teatros do século 19 que é uma opção quase esquecida nos dias de hoje, com a crescente popularidade de salas polivalentes - garante a qualidade e homogeneidade da performance musical, como sua forma suprime a absorção sonora primária e fragmentada (geralmente causada por assentos inclinados).
![Teatro e Auditório em Poitiers / JLCG Arquitectos - Imagem 13 de 20](https://images.adsttc.com/media/images/5013/314c/28ba/0d0e/f000/0549/newsletter/stringio.jpg?1414582787)
No interior, paredes inclinadas de madeira são separadas da superfície do recipiente, produzindo um espaço unitário, que incorpora tanto ao palco e a orquestra. Sua forma ligeiramente arredondada, ditada pela acústica, e sua textura brilhante criam uma estrutura que contrasta com as formas mais escuras e rígidas do contêiner.
![Teatro e Auditório em Poitiers / JLCG Arquitectos - Imagem 9 de 20](https://images.adsttc.com/media/images/5013/313b/28ba/0d0e/f000/0545/newsletter/stringio.jpg?1414582774)
Como resultado, as delicadas superfícies texturizadas que difundem o som fornecem uma perfeição acústica e uma sensação de bem-estar sensorial aos artistas e igualmente para o público.
Hall e foyer comunicam-se através de portas articuladas disfarçadas nas paredes laterais. Uma vez fechadas, a continuidade da textura de madeira garante uma leitura homogênea do recipiente espacial.
![Teatro e Auditório em Poitiers / JLCG Arquitectos - Imagem 10 de 20](https://images.adsttc.com/media/images/5013/3140/28ba/0d0e/f000/0546/newsletter/stringio.jpg?1414582777)
O Teatro
A sala de teatro foi realizada com a intenção de ser extremamente versátil e "performática", no intuito de permitir que diferentes tipos de produção pudessem ser realizadas.
![Teatro e Auditório em Poitiers / JLCG Arquitectos - Imagem 8 de 20](https://images.adsttc.com/media/images/5013/3135/28ba/0d0e/f000/0544/newsletter/stringio.jpg?1414582771)
Tentamos atender tanto as demandas técnicas do "teatro máquina" quanto as exigências da intimidade, bem-estar, e otimização visual e acústica do espaço público de uma forma equilibrada e flexível.
O espaço da plateia é totalmente configurado por meio de placas de fibra de gesso que produzem uma forma unitária, um "casulo" escuro neutro monocromático, sem bordas, pontuado apenas pelas portas, sala de controles e galerias VIP. Sua forma e materiais homogêneos garantem a eficácia acústica, sua simplicidade enfatiza a performance no palco.
![Teatro e Auditório em Poitiers / JLCG Arquitectos - Imagem 14 de 20](https://images.adsttc.com/media/images/5013/3156/28ba/0d0e/f000/054b/newsletter/stringio.jpg?1414582790)