-
Arquitetos: B-ILD
- Área: 11 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Tim Van de Velde
Descrição enviada pela equipe de projeto. BUNKER
O projeto era parte de uma campanha publicitária para o escritório Famous: Um bunker dilapidado foi transformado numa casa contemporânea para passar férias, permitindo que duas famílias utilizassem este espaço como um refúgio temporário. Devido ao sucesso da reforma, foi decidido manter o bunker permanentemente aberto para hospedagem. O bunker semi-enterrado está em Fort Vuren, na Holanda em um entorno onde predomina o verde; o terreno era parte da Nieuwe Hollandse Waterlinie. O edifício era protegido e tinha que receber intervenção com o devido respeito. A Comissão Holandesa dos Monumentos apadrinhou e apoiou o projeto.
CABANA
A conversão de um bunker abandonado com uma metragem bastante restrita clama por uma abordagem original. Uma vez que a superfície utilizável no ambiente principal mede 3 por 3 m com uma altura de apenas 1,8 m, apenas o essencial para umas férias em família poderia ser acrescentado. Com inspiração na 'Le Cabanon’ de Le Corbusier, o mobiliário flexível executado em madeira foi projetado para maximizar o potencial dos espaços internos.
O ambiente principal funciona como uma sala de estar assim como um quarto. Nenhuma marcenaria é padrão - tudo é feito sob medida permitindo-nos otimizar o uso do espaço. Todo mobiliário pode ser recolhido ou dobrado ou deslocado ou adaptado. Portanto, todos os objetos possuem função dupla. Bancos são utilizados como mesinha de cabeceira, mesa de café ou um degrau. Para contrastar com o caráter mais duro e monolítico, nós decidimos trabalhar com materiais como compensado de madeira meranti. Reentrâncias no concreto foram utilizadas em seu potencial pleno para acomodar os espaços de armazenamento da cozinha.
DECK
A metragem limitada do bunker foi estendida com um deck externo. Este ambiente pode acomodar atividades variadas como churrascos, extensão de uma sala de estar, banhos de sol e ainda como espaço de armazenamento. O perímetro do deck é uma cópia exata da circunferência externa do bunker, evidenciando quanta área é perdida com a espessura das paredes de concreto. Do deck, é possível presenciar uma vista panorâmica do entorno. O contraste destas duas áreas se reforçam mutuamente. A plataforma é feita de pranchas de madeira, que são idênticas em forma e tamanho àquelas utilizadas para fazer as fôrmas utilizadas originalmente na construção das paredes de concreto. Esses veios da madeira das formas ainda podem ser avistadas nas paredes do bunker.