-
Arquitetos: Yuusuke Karasawa Architects
- Área: 104 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Koichi Torimura
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto é uma pequena casa construída numa área residencial próxima à Estação Omiya em Saitama. Dois pavimentos de 50 m² se cruzam em dois níveis num terreno que possui algo em torno de 100 m². Os beirais que rodeiam a metade do pé-direito dos outros dois pavimentos estão interligados com os pisos elevados, criando um espaço que é caracterizado por uma rede complexa. Os pavimentos superiores dos dois níveis seguem até uma parede diagonal, assim como todos os pavimentos superiores.
Os pavimentos se ramificam outra vez para continuar subindo, escalonados contra os beirais externos para compor uma fachada única intrincada. Está lógica estrutural complexa se aplica não apenas na fachada, mas em todos os espaços internos, onde as plantas se entrelaçam em diagonal, com um vazio que possui vistas para o espaço oposto criado no centro desta complicada planta.
Ainda que este espaço oposto desde o vazio pareça seguir visualmente, só pode ser acessado através dos níveis complexos, com um grande desvio. Mesmo visualmente adjacente, o caminho até lá requer uma grande distância de viagem.
A profundidade tridimensional comumente entendida e o sentido da distância se mesclam, criando espaços arquitetônicos onde várias distâncias se tornam complicadas. Esta arquitetura é percebida como estes espaços tipo rede, onde várias distâncias se tornam cada vez mais complexas, como uma rede de diferentes pavimentos, onde estão conectados através de caminhos complexos e camadas sobrepostas.
O uso das formas quase geométricas em tons brancos e puros dão o tom minimalista para o conjunto, que conta com espaços repletos de panos envidraçados, quase como um jogo entre o interior e o exterior. Esperamos que este espaço complexo, em rede, em camadas, irá se converter em uma nova forma arquitetônica que captura as diversas atividades que surgem à sociedade de informação de hoje em dia, onde se exige diversidade e ordem ao mesmo tempo.
Originalmente publicado em 19 Fevereiro, 2015.