O escritório EFFEKT venceu o concurso para revitalizar um galpão de trem abandonado em Esbjerg, Dinamarca, com sua propostas de transformar a estrutura industrial no lar do skate, recebendo, também, outras atividades da cultura urbana. Intitulado Streetmekka, o projeto restaura a geometria circular original do galpão industrial, incorporando em seu interior pistas de skate, quadras de basquete, uma área para street dance, áreas de workshop para escolas de DJ e street art, bem como salas de reunião, escritórios de administração, um café, cozinha, vestiários e uma grande área social de recepção. No coração do complexo o projeto apresenta uma praça esportiva e uma grande espaço de encontro externo.
A proposta de introduzir a cultura de rua em um edifício industrial abandonado parecia uma decisão inevitável para EFFEKT: "o caráter espontâneo e desorganizado do esporte anteriormente visto como underground não se adéqua a nenhuma estrutura esportiva convencional, e a demanda por um novo tipo de equipamento é cada vez maior", diz a descrição do projeto. "Ao mesmo tempo, a indústria pesada está saindo dos centros urbanos, deixando para trás edifícios e terrenos vazios, que são frequentemente ocupados mais tarde por skatistas e artistas de rua."
A decisão de formalizar essa relação se deu através da combinação perfeita com Realdania, a organização filantrópica que está financiando o Streetmekka e dois outros equipamentos de cultura de rua na Dinamarca.
"O edital era tanto evasivo como ambíguo; é sequer possível criar uma estrutura para esportes não organizados que prospere através da participação espontânea e programações flutuantes? E podemos fazer isso sem comprometer a herança cultural da ocupação industrial existente?" disse Tue Hesselberg Foged, sócio do EFFEKT. "Acreditamos que com esse projeto provamos que sim. Ao invés de aplicar tábula rasa, suprimindo a história, optamos por reciclar e reinterpretar a tipologia circular, transformando-a em um híbrido de patrimônio industrial e espaço de atividade social."
O novo equipamento está em construção e deverá abrir suas portas no final de 2015.
Arquitetos
Localização
Remisen, 6700 Esbjerg, DinamarcaEquipe de projeto
Tue Hesselberg Foged, Sinus Lynge, Mikkel Bøgh, Christoffer Gotfredsen, Gorka Calzada Medina, Filipa Pita, Evgeny Markachev, Yulia Kozlova, Karl-Magnus Boasson, Monica Rafajova, Barbora Jandova, Ewa Kurlanc, Saskia WolfColaboradores
MASU Planning, Luke Jouppi (Beaver Concrete), Rambøll, VestBygCiente
Esbjerg Municipality, GAME Denmark, Realdania, TrygfondenÁrea
2800.0 m²Ano do projeto
2014Fotografias
Cortesia de EFFEKT