É viável construir uma casa entre empenas gerando um espaço íntimo e cheio de luz natural numa grande cidade como Barcelona?
Intimidade e luz
Trata-se de um projeto de uma residência unifamiliar e um armazém num terreno entre empenas rodeado por construções altas que dificultam a entrada de luz natural e uma relação confortável com o entorno. Outro aspecto relevante é o feito de que a única rua que dá acesso ao terreno é excessivamente ruidosa, a qual obtém o nível máximo de decibéis segundo as normas.
A partir destas premissas decidimos que a construção da casa seria organizada a partir da diferenciação entre o programa noturno situado no âmbito da rua de acesso e o programa diurno orientado ao pátio interior do bloco.
Enquanto na fachada da rua realizamos um tratamento extremamente compacto e diferenciado para preservar a intimidade e proteger do ruído diurno; no interior do bloco criamos uma fachada totalmente aberta que se relaciona com um pequeno terraço.
A partir de um sistema de persianas dobráveis conseguimos a proteção frente ao excesso de radiação solar e mediante uma sucessão de espaços verticais e iluminações zenitais garantimos uma luz natural contínua surpreendente numa construção entre empenas com uma profundidade edificável de 17 metros.