Na esteira da recente decisão do Presidente Barack Obama de reformar a política de imigração dos EUA, o escritório FR-EE / Fernando Romero EnterprisE divulgou o projeto de um Museu de Arte Latino-Americana (LAAM) em Miami. O museu de quatro pavimentos, caracterizado por terraços alongados em balanço e jardins de esculturas, espera se tornar a "instituição mais significativa para a exposição da arte latino-americana na América". Saiba mais a seguir.
Dos arquitetos: CONTEXTO
Nos últimos 15 anos Miami passou por um boom, evidente na explosão arquitetônica e outras iniciativas como o Art Basel Miami Beach, que seduz o público internacional desde 2002.
Hoje, Miami é uma espécie de laboratório onde tendencias globais convergem com características locais. O crescimento peculiar de Miami é traduzido em uma alta qualidade de vida. Os serviços públicos são uma tentação para pessoas que estão pensando em se mudar ou comprar uma segunda casa, além de atrair turistas internacionais.
Há alguns anos, o Presidente Barack Obama permitiu que milhões de imigrantes ilegais (em sua maioria latinos ou hispânicos) se estabelecessem legalmente nos EUA. Nesse contexto sociopolítico, a proposta para um novo museu dedicado à arte latino-americana é o estopim para renovar as relações com os EUA e também constitui uma oportunidade única de repensar o significado da arquitetura e arte latino-americana nos EUA.
PROJETO
O LAAM se localizará em um complexo residencial, portanto, servirá de acesso principal das pessoas que viverão nos 111 apartamentos construídos posteriormente. A ideia por trás dessa concepção é oferecer algo que poderíamos chamar de "vida com qualidade estética". Assim, o museu será uma espécie de ponto de encontro para os moradores e visitantes.
Para traduzir esse contexto, Fernando Romero propôs um edifício generoso em terraços e espaços abertos visando transferir a atmosfera externa para a edificação. Os terraços dos diferentes níveis podem ser chamados de "jardins de esculturas", já que receberão as obras de arte a céu aberto.
Os diferentes níveis do edifício definem o programa do LAAM. O primeiro pavimento será reservado a artistas jovens e emergentes; o segundo será voltado para exposições temporárias; o terceiro receberá uma seleção de 600 obras que farão parte da coleção permanente; e, por último, um restaurante coroará o edifício.
O LAAM não será apenas uma plataforma flexível para a promoção da arte moderna e contemporânea da América Latina, será também seu maior representante em Miami: um local onde artistas jovens e emergentes encontrarão uma atmosfera apropriada, onde turistas e moradores poderão descobrir as novas propostas artísticas e onde os fãs terão a chance de explorar uma das maiores coleções de arte latino-americana.
Arquitetos
Localização
Miami, FL, EUAFR-EE Team
Fernando Romero, Sergio Rebelo, Unai Artetxe, Daniela Gallo, Sunny Ruoting, Celia Julve, João Urbano, Jessica Wang, Yuri Jeong, Alex Zee, Feifei Song, Qingyi Chen, Francisco Crisóstomo, Wen ZhuÁrea
9.000 m²Fotografias
FR-EE / Fernando Romero EnterprisE