- Área: 95 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Haruo Mikami
Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento de 95m² localizado em um prédio do plano piloto na Asa Norte de Brasília foi projetado por duas arquitetas mineiras, com escritório em Belo Horizonte. Além da dificuldade de acompanhar a execução do projeto com frequência, o principal desafio das arquitetas foi lançado logo na demanda: projetar, em um espaço de 26m², toda a área social do apartamento do jovem casal: home office, home theater e sala de jantar. Somado a isso, toda a circulação dessa área deveria atender aos requisitos mínimos de acessibilidade.
A planta original foi modificada a fim de criar um amplo espaço multifuncional, favorecendo a permeabilidade da luz natural. A sala de jantar, o home theater e o home office convivem em um único espaço, interligados através de uma bancada de trabalho que se transforma em rack e ao mesmo tempo separados por uma divisória. Esta divisória, além de servir como suporte para adornos, atua como base para a mesa de jantar e pano de fundo para o sofá.
Em função do baixo pé-direito, desde os primeiros estudos do projeto houve a preocupação em não colocar forro de gesso, forçando as arquitetas a buscarem alternativas esteticamente agradáveis ao gosto dos clientes e que atendessem a esta demanda específica. Trilhos pendentes que alternam spots de iluminação direta e módulos de iluminação indireta configuram o projeto luminotécnico, permitindo flexibilizar o layout e criar diferentes cenários.
A predominância de tons neutros é quebrada por intervenções pontuais de cor. As paredes são predominantemente brancas, combinadas com alguns planos de acabamento que simula o cimento queimado. Planos amarelos em diferentes superfícies rompem a monotonia do cinza, e a cadeira Panton roxa atua como contraponto complementando a cartela de cores. A utilização de espelhos em painéis e diretamente sobre a marcenaria foi um recurso frequentemente adotado para ampliar o espaço.
Poucos elementos compõem o quarto do casal. Apenas moveis essenciais foram utilizados, em função do pouco espaço disponível. Um painel para TV em madeira, uma cabeceira em couro que alonga o quarto e um espelho ao lado da cama que confere amplitude, compõem o ambiente.