Premiado com uma Menção Especial "por seu conceito original e ousadia em pensar além dos limites estabelecidos", a proposta do escritório OFIS Arhitekti para o Arvo Pärt Center, "MEIE AED" (Nosso Jardim) é uma combinação de um pinheiro, uma casa na árvore, uma casa tradicional, um ninho, um observatório e uma ponte flutuante. Um centro cultural que incorpora uma multiplicidade de programas, dentre os quais um espaço para concertos, arquivos, espaços de criação e uma capela, o edifício foi concebido para dialogar com a floresta do entorno.
O centro se localiza em Laulasmaa, próximo a Tallinn, Estônia. De orientação não definida, enquanto diagrama o edifício é estruturado como um pinheiro, com volumes se projetando para fora de um "tronco" central. Espaços internos e externos são sobrepostos verticalmente como camadas de uma copa de árvore e operam de forma semelhante a uma casa na árvore. Influenciado pelas tradicionais casas de madeira da Estônia, o edifício apresenta coberturas bastante inclinadas, padrões verticais de ripas de madeira e espaços empilhados e de escala intimista.
A forma triangular rotacionada é influenciada pela música de Arvo Pärt. Programaticamente, o edifício é dividido em uma sala de concerto no térreo inferior, uma ponte no térreo superior, escritórios e arquivos nos primeiro pavimento e uma "casa da árvore" - um espaço criativo - dentro da torre.
A sala de concerto consiste em duas bases estruturais de concreto, com uma sala de aula e um auditório na base voltada para oeste e espaços de serviço na base leste. Incorporadas à paisagem, as bases emolduram um hall interno, uma escada central e um átrio que conduz os visitantes aos demais espaços.
Projetada para "alto conforto e baixo impacto", a proposta conta com diversas estratégias de redução de consumo de energia. O edifício todo é composto por um único volume, diminuindo a área de perímetro e perda de calor. Fachadas de vidro triplo garantem o isolamento ao passo que sistemas externos de sombreamento evitam o ganho excessivo de calor.
Concurso
The Arvo Pärt Center CompetitionPrêmio
Menção EspecialProjeto
MEIE AED (Nosso Jardim)Arquitetos
Equipe de projeto
Rok Oman, Spela Videcnik, Janez Martincic, Andrej Gregoric, Beatriz Rodriguez Sanchez, Paloma Rubio Rodriguez, Antonio Rodriguez Rueda, Darko Ivanovski, Michele Albonetti, Tomaž Cirkvenèiè, Vanessa Abram, Eva Toom, Diego Umari, Lorenzo ContiEquipe técnica
Transsolar, Inforce Project, Milko Lazar (pianist)Área
1976.9 m²Ano do projeto
2014Fotografias