- Ano: 2014
-
Fotografias:David Grandorge
Local e Desejo
Situado no contexto de uma granja em Somerset, o novo edifício oferece um escritório e um armazém que abriga os arquivos de arquitetura e da família do cliente. O projeto encontra-se inserido num vale agrícola numa mistura de edifícios que inclui uma grande casa de campo, uma casa de leite, uma loja tradicional de madeira e uma mistura de celeiros e galpões que datam do século XIX, e desde 1970, um estabulo recentemente completado.
Disposição e Forma
As paredes e o telhado em ruínas de um antigo celeiro de pedra e tijolo foram eliminados e as paredes restantes cuidadosamente estabilizadas e reparadas. Dentro destas paredes, duas estruturas de madeira foram inseridas com uma nova cobertura sobre toda a composição para proporcionar uma entrada coberta. Os dois novos edifícios de madeira são idênticos em seus volumes, mas sutilmente diferenciados em suas aberturas e na forma de saída. O edifício ao sul oferece um espaço de arquivo de desenho e visualização. O edifício ao norte oferece um escritório e é caracterizado por grandes janelas que oferecem vistas para os bosques. Na parte posterior do edifício foi previsto um espaço exterior modesto, rodeado por uma parede de contenção para o lado inclinado do vale, com uma escada externa generosa que proporciona acesso aos bosques dos arredores.
Construção e Meio Ambiente
The new building shell is constructed of a single layer of solid wood without insulation, external cladding or internal lining. The Cross-Laminated Timber panels range from 300mm to 420mm in thickness and simultaneously provide insulation and thermal mass, creating a stable internal environment for the archive in terms of its temperature and relative humidity. The simple timber forms sit on a rough in-situ cast concrete base and are protected by a profiled cement roof similar to those of the surrounding barns. The vented space between the timber and the roof cladding prevents overheating during hot summer months. In contrast to the engineered Spruce construction, the buildings are fit-out with hardwood floor ‘mats’ using timber felled from the surrounding woodlands and dried in the neighbouring wood store. Rough-sawn Cedar floorboards to the office and smooth-sanded and oiled Ash and Beech to the archive distinguish the different characters of the spaces.